domingo, 4 de outubro de 2026

Toyota Century: Akio Toyoda chega a Detroit em utilitário de luxo e mira o público de Rolls-Royce

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, foi a Detroit, nos Estados Unidos, para receber a indicação ao Hall da Fama do Automóvel. Para o trajeto de gala, não escolheu um sedã da marca nem um Lexus, e sim um utilitário Century. A escolha, registrada pelo portal israelense iCar, foi lida como sinal de que a Toyota prepara a Century para circular fora do Japão e da China e disputar o público de Rolls-Royce, Bentley e Maybach.

O que é a Century e por que o nome é pouco conhecido

A Century é uma marca ultraexclusiva da Toyota e, fora da Ásia, permanece quase invisível. No Japão, porém, funciona há décadas como sinônimo de luxo sem concessões. O Imperador e a família imperial, altos cargos do governo, grandes fortunas e celebridades locais costumam ser levados nessas limusines, em vez de dirigi-las.

Os carros são montados com métodos manuais japoneses, acabamento obsessivo e desenho deliberadamente contido. É o oposto do brilho ostensivo que o Ocidente costuma associar ao alto luxo. O utilitário revelado em 2023 ampliou a linha, antes restrita a uma limusine sedã tradicional.

  • Montagem artesanal e materiais escolhidos um a um.
  • Silêncio de cabine tratado como produto, não como detalhe.
  • Desenho discreto, sem excesso de cromo ou assinatura visual gritante.

Diferença em relação à Lexus

A Lexus foi criada nos anos 1980 para conquistar o luxo de volume no mercado americano, com garantia e tecnologia. A Century ficou reservada ao topo da hierarquia japonesa, inclusive como carro oficial da Casa Imperial. Essa separação explica por que o nome quase não aparece em revistas europeias ou americanas. Em Detroit, o público reconheceu o homem e a empresa, mas não o emblema no capô.

A estratégia: exclusividade, não volume

A expansão não se apoia em volume nem em campanha de massa. Pela postura da companhia, a ideia é oferecer no Ocidente a exclusividade que a marca já entrega em Tóquio. Isso inclui lista restrita de clientes, personalização profunda e uma estética que recusa o excesso.

Rolls-Royce, Bentley e Maybach vendem metal e couro, mas também um ritual de encomenda, tempo de espera e uma narrativa de raridade. A Century responde com outro ritual: a precisão industrial japonesa levada ao extremo artesanal, ligada à história do Imperador. Esse é o principal ativo da Toyota na disputa.

O risco é comercial, porque o reconhecimento da marca é baixo fora da Ásia. A oportunidade está no mesmo ponto. O desconhecimento permite construir do zero uma imagem de luxo japonês puro, sem o peso da associação com volume que a Toyota carrega em outros segmentos.

Discrição contra ostentação

O mercado de luxo automotivo vive uma tensão entre ostentação e discrição, entre eletrificação e tradição. Marcas europeias reforçam a personalização extrema e uma estética de presença marcante. Ao mesmo tempo, cresce um público que prefere ser reconhecido por poucos, e para ele o design contido japonês pode dizer mais do que qualquer ornamento.

A matéria-fonte não aponta queda imediata nas vendas de Rolls-Royce. Aponta a abertura de uma conversa sobre o que o cliente realmente compra ao escolher uma limusine. Se o valor está no status ostensivo, a Century terá de provar que silêncio e sobriedade também comunicam poder. Se está no artesanato e na exclusividade real, a Toyota chega com décadas de prática e com a chancela imperial.

O que isso significa para o Brasil

No Brasil, o altíssimo luxo permanece concentrado em importados europeus e em alguns americanos de grande porte. A Lexus ocupa o espaço de luxo japonês mais acessível, já consolidado em concessionárias de grandes capitais. Não há confirmação de que a Century chegue ao país, por importação independente ou por decisão da matriz. Se chegasse, encontraria um público acostumado a associar prestígio a emblemas britânicos e alemães. Teria ainda de superar questões práticas como rede de serviço, disponibilidade de peças e valor de revenda.

Mesmo sem unidades emplacadas por aqui, o movimento de Akio Toyoda em Detroit coloca o nome Century na conversa internacional. Resta saber se o Ocidente comprará o silêncio com o mesmo entusiasmo com que compra o espetáculo. A resposta virá de listas de espera, da cobertura da imprensa especializada e da disposição de grandes fortunas de trocar o mito britânico pelo imperial japonês.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *