A Honda deve ganhar, enfim, uma picape média de trabalho para enfrentar a Toyota Hilux. Segundo os jornais japoneses Nikkei e Yomiuri, que publicaram a informação na sexta-feira (9), o novo modelo terá como base a Mitsubishi Triton. As montadoras ainda não confirmaram o acordo.
Primeira picape de longarinas da Honda
A Honda já vende a Ridgeline, também média, mas apenas na América do Norte e com proposta voltada ao lazer. A Ridgeline tem carroceria monobloco e usa a base do SUV Pilot, sem a mesma vocação para trabalho pesado e uso fora de estrada.
O novo modelo será diferente: com chassi sobre longarinas, será a primeira picape com essa construção da história da Honda. A estreia está prevista para 2028, inicialmente no Sudeste Asiático.
Por que usar a base da Triton
Desenvolver uma picape do zero exigiria investimento alto e anos de engenharia. Ao aproveitar a Triton, a Honda entra mais rápido no segmento, e a Mitsubishi ganha escala na fábrica de Laem Chabang, na Tailândia, onde a picape da Honda deve ser produzida.
A mesma linha já monta a Triton e a nova geração da Nissan Navara, que também deriva do projeto da Mitsubishi. As três montadoras japonesas mantêm uma parceria tecnológica desde 2024.
A comparação com a Fiat Titano
Para o leitor brasileiro, a estratégia lembra a da Fiat Titano. A Fiat, em vez de criar sua caminhonete do zero, desenvolveu uma variante da chinesa Changan Hunter, também vendida como Peugeot Landtrek em outros países da América Latina. A marca italiana adotou dianteira, emblemas e acabamento próprios, além de fazer ajustes pontuais na suspensão.
A prática, conhecida no setor como rebadge (troca de emblema), permite lançar um modelo novo com investimento muito menor que o de um projeto do zero.
- Ainda não se sabe quanto o visual da Honda vai mudar, mas a lateral e partes da estrutura devem ser as mesmas da Triton.
- A mecânica também não foi divulgada.
- A versão da Honda pode ganhar opção híbrida.
E o Brasil?
No Brasil, a Triton usa motor 2.4 biturbodiesel com 205 cv e 47,9 kgfm. Por aqui, é montada pela HPE em Catalão (GO) e custa a partir de R$ 249.990.
Para o mercado brasileiro, a notícia é um sinal de que a Honda pode entrar no segmento de picapes médias de trabalho, hoje dominado pela Hilux, por um caminho mais rápido e barato. Mas não há confirmação de que a picape da Honda será vendida no país, e o acordo entre as montadoras ainda precisa ser oficializado.
