sexta-feira, 9 de outubro de 2026

Flagra mostra Hyundai Bayon já em testes no Brasil; veja o que sabemos

O Hyundai Bayon, novo SUV compacto da marca coreana, foi flagrado em testes de emissões no Brasil poucos dias antes de sua revelação mundial, marcada para 12 de outubro. O modelo deve ficar abaixo do Creta na linha da Hyundai e disputar espaço com rivais como o Jeep Avenger e o VW Tera.

O flagra no Brasil

As imagens foram feitas por @pee_henrique e publicadas pelo perfil Placa Verde. Elas mostram o protótipo com um nível de camuflagem um pouco menor do que o visto até agora por aqui, o que permite observar detalhes das rodas e da linha de cintura, principalmente na área dos vidros e das portas.

O protótipo é conhecido internamente como BC4 CUV. O Bayon surge como parte da ofensiva da Hyundai nos segmentos de cima, ao lado da nova geração do Creta/Kona, depois de a marca ter lançado globalmente a nova geração do i20, em junho.

Muito do i20 sob a carroceria

O SUV não será totalmente inédito. Ele aproveitará bastante do i20 como forma de reduzir custos, receita parecida com a da Fiat, que usou boa parte do Argo no desenvolvimento do Pulse, e com a da Chevrolet, que fez o mesmo entre Onix e Sonic.

O parentesco aparece principalmente no miolo da carroceria: para-brisa, coluna A, retrovisores e parte das portas seguem proporções muito próximas às do novo i20. Nas extremidades, porém, a Hyundai deve mexer bastante para dar identidade própria ao SUV, com:

  • teto mais alto;
  • caixas de roda bem marcadas e mais retangulares;
  • traseira consideravelmente mais vertical que a do hatch.

No interior, a semelhança será ainda maior. Os flagras feitos no exterior mostram o mesmo volante de três raios do i20, sem o tradicional logotipo da Hyundai no centro. No lugar dele aparecem quatro pontos que representam a letra H em código Morse, detalhe adotado pela marca em seus modelos mais recentes.

O conjunto de duas telas em uma peça levemente curvada para o motorista também lembra o do i20. Há ainda uma câmera para visão 360° e outra, dedicada aos sistemas de assistência, instalada no alto do para-brisa. Segundo a mídia indiana, esta última será usada por recursos como manutenção em faixa, o que indica que o Bayon não deve abrir mão de equipamentos apenas por ocupar uma posição abaixo do Creta.

Estreia global no Salão de Paris

Apesar de a maioria das informações oficiais até aqui ter vindo da Índia, caberá ao mercado europeu conhecer o novo carro primeiro. Segundo a mídia local, a Hyundai escolheu o Salão de Paris, no dia 12, para apresentar toda a sua nova ofensiva de SUVs para o Velho Continente, o que inclui a nova geração do Tucson e uma versão esportiva do elétrico Ioniq 3.

A mudança de palco reforça o caráter global da nova geração. Diferentemente da atual, muito concentrada no mercado europeu, o novo Bayon foi desenvolvido desde o começo para atuar em diferentes regiões.

O que muda para o Brasil

A missão do Bayon será buscar volume em países como Índia e Brasil, onde ocupará um espaço importante abaixo do Creta. Com os testes de emissões já em andamento por aqui, o modelo se aproxima de um segmento cada vez mais disputado, no qual enfrentará Jeep Avenger e VW Tera. Preços, versões e data de chegada ao mercado brasileiro ainda não foram divulgados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *