terça-feira, 13 de outubro de 2026

F1: Verstappen vence o GP de Singapura pela primeira vez; Bortoleto abandona com problema no câmbio

Max Verstappen quebrou a escrita em Marina Bay. Na corrida que encerrou a passagem da Fórmula 1 pela Ásia, o piloto da Red Bull venceu pela primeira vez o GP de Singapura, de forma dominante. Charles Leclerc terminou em segundo, e Andrea Kimi Antonelli completou o pódio. Gabriel Bortoleto abandonou ainda no início da prova, por problemas no câmbio. George Russell, que largou em 19º, se recuperou e terminou na zona de pontos.

Grid, punições e estratégias na largada

Antes da corrida, foi confirmado que Russell largaria em 19º, mesmo com mais 20 posições de punição de grid por novas trocas na unidade de potência. O motivo é que Hadjar, Stroll e Alonso sairiam do pitlane por violação de parque fechado.

As estratégias de pneus se dividiram na largada. Hamilton foi o único do top 5 a sair de médios, enquanto os demais partiram de macios. Bortoleto, em 14º, e Russell, em 19º, também largaram de médios.

Na primeira volta, Leclerc tentou atacar, mas Verstappen tracionou melhor na curva e manteve a ponta. Hamilton seguiu em terceiro, apesar do ataque de Antonelli. Bortoleto caiu para 16º, e Russell subiu para 17º. No início da prova, o destaque foi a disputa interna das Haas.

O abandono de Bortoleto

Na oitava volta, Bortoleto ficou com o carro parado na saída dos boxes. Ele avisou pelo rádio que a caixa de câmbio apresentava problemas. A direção de prova acionou o Safety Car Virtual, que durou apenas uma volta. Até ali, o brasileiro estava em 16º, bastante pressionado por Russell.

Ao longo da corrida, outros pilotos também ficaram pelo caminho. Colapinto parou na pista, mas levou o carro à área de escape, o que evitou um Safety Car Virtual. Stroll foi instruído pela Aston Martin a parar o carro por um problema de embreagem, o que gerou um novo Safety Car Virtual na volta 39.

Como Verstappen controlou a prova

Na décima volta, de um total de 62, Verstappen liderava com 0s7 sobre Leclerc. Em seguida, o holandês passou a imprimir um ritmo melhor, e a vantagem subiu para quase 3s na volta 15.

Hamilton, de médios, foi o primeiro a parar, na volta 19, por causa do baixo rendimento dos pneus. Antonelli parou na volta 24, trocando os macios por médios, e Leclerc foi chamado na sequência. Os sinais eram de estratégia de duas paradas para os pilotos de Ferrari e Mercedes, enquanto a McLaren apontava para um caminho diferente, de apenas uma parada.

Na volta 30, Verstappen liderava com 20s de vantagem para Norris, com Piastri a 3s, todos ainda sem parar. O holandês entrou finalmente na volta 33 e retornou em primeiro. Piastri parou na volta seguinte, mas um problema na troca de pneus o fez voltar apenas em sexto.

A 20 voltas do fim, Verstappen seguia tranquilo, com 10s de vantagem para Hamilton e sem ter feito uma segunda parada. Leclerc ultrapassou Hamilton na volta 46. Nas dez voltas finais, Verstappen passou a sofrer com os pneus médios, o que permitiu a Leclerc reduzir a diferença para menos de 9s. Mesmo assim, o holandês administrou a vantagem até o fim.

Disputa pelo pódio e resultado final

A briga pelo último lugar do pódio foi decidida nas voltas finais. Norris pressionou Hamilton, que saiu da pista para evitar a batida e voltou à frente. Isso abriu espaço para Antonelli passar Norris e, depois, Hamilton, subindo para terceiro. A escapada de Hamilton foi anotada pela direção de prova, já que ele não devolveu a posição. Como acabou ultrapassado de qualquer forma, ele evitou a punição.

Leclerc cruzou a linha a 7s335 de Verstappen, e Antonelli ficou a 24s573. O top 10 ficou assim:

  • 1º Max Verstappen (Red Bull)
  • 2º Charles Leclerc (Ferrari)
  • 3º Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
  • 4º Lando Norris (McLaren)
  • 5º Oscar Piastri (McLaren)
  • 6º Lewis Hamilton (Ferrari)
  • 7º Liam Lawson (RB)
  • 8º Nico Hulkenberg (Audi)
  • 9º George Russell (Mercedes)
  • 10º Isack Hadjar (Red Bull)

Russell, que largou em 19º, terminou na nona posição e somou 2 pontos. Bortoleto, da Audi, foi o último a ser classificado, com apenas 7 voltas completadas.

Para o público brasileiro, a corrida deixa um sabor amargo: Bortoleto abandonou por um problema mecânico logo no início, sem chance de mostrar ritmo. Já a vitória de Verstappen em Marina Bay, onde ele ainda não havia vencido, mostra um piloto dominante em um circuito que até então lhe escapava.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *