Viagem no tempo: andamos no Willys da 2ª Guerra e no Jeep do futuro

A Jeep está comemorando 75 anos de história. Para marcar a data especial, nada mais apropriado que conhecer o modelo que iniciou essa trajetória: o jipe militar Willys-Overland MB. Para simplificar, o primeiro jipe da Jeep.

O Carsale teve a oportunidade de ter contato com um raro exemplar do Willys MB de 1944 em um evento na cidade de Moab, em Utah, nos Estados Unidos. O resultado dessa volta ao passado você confere na reportagem em vídeo abaixo.

Fabricado pela Willys-Overland, o modelo militar surgiu para atender a uma demanda do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1940, fabricantes de veículos foram informadas de que as forças armadas daquele país necessitavam de um modelo compacto, robusto, de baixo peso, com tração nas quatro rodas, entre outras características, para substituir as motocicletas e os antigos Ford T.

A Willys desenvolveu dois protótipos (Quad e MA) até entregar a versão definitiva do jipe militar Willys MB, que na época já era conhecido popularmente como Jeep – derivação da sigla GP, que significa General Purpose (ou uso geral, traduzido do inglês para o português).

Produzido de 1941 até 1945, o modelo foi utilizado durante a Segunda Guerra, sendo que no total 368 mil unidades do jipe foram fabricadas pela Wiilys-Overland e 277 mil pela Ford.

Willys MB 1944

E como é assumir o volante de um Willys MB? É viajar no tempo. Guiar um veículo com grande peso histórico, mas sem portas, sem freio de estacionamento, com apenas um espelho e três marchas é uma experiência incomparável. E tudo começa na hora de dar a partida, que exige certa dose de concentração e coordenação dos pés. Mas isso, você assiste no vídeo acima.

CJ-2A

Voltando ao contexto histórico, devido ao sucesso do MB, anos mais tarde o primeiro carro civil da Jeep ganhou as ruas, o CJ-2A, (1945 e 1949). Nesse simpático utilitário, o visual foi aprimorado e ele até recebeu um estepe pendurado na lateral. Outro marco na história da Jeep foi o CJ-5 (1955-1983), que somou ao longo da vida mais de 600 mil unidades fabricadas em diversos países, incluindo o Brasil.

CJ-5, fabricado entre 1955 e 1983

E, para fechar com chave de ouro, o Carsale pode unir o passado ao futuro e experimentar um protótipo que acaba de ser apresentado pela Jeep. Batizado de Shortcut o conceito une o visual inspirado no CJ-5 e a mecênica do Wrangler atual. Cheio de charme, seja pelos bancos com tecido xadrez ou pelas rodas vermelhas que combinam com a carroceria, o protótipo traz sob o capô o motor Pentastar de 3.6 litros V6 a gasolina, que trabalha ligado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Jeep Shortcut 2016

Como se não bastasse acelerar um protótipo — algo raro mesmo para jornalistas automotivos — o carro em questão é filho único. Feito para devorar as trilhas com o seu V6, cujo ronco pode ser ouvido de longe, o Shortcut é um modelo que dá vontade de comprar. Pena que é só um protótipo.

+ Jeep confirma a chegada da série especial 75 Anos ao Brasil até agosto

Fotos: Marcos Camargo / Divulgação

Viagem a convite da Jeep

O post Viagem no tempo: andamos no Willys da 2ª Guerra e no Jeep do futuro apareceu primeiro em Carsale.



Leia Mais.