Último Mitsubishi Lancer Evolution será leiloado no eBay

Descontinuado pela Mitsubishi no ano passado após 23 anos de história, o Lancer Evo se tornou uma lenda por ser considerado um dos melhores sedãs esportivos de todos os tempos. A marca preferiu encerrar a trajetória do “LanEvo” para apostar em modelos de maior volume de vendas, como compactos, picapes e SUVs.

Por se tratar de um modelo especial, equipado com motor 2.0 turbo, tração integral e soluções mecânicas aprimoradas em provas de rali, o Lancer Evo é considerado um ícone da história automobilística e conta com uma legião de fãs em todo o mundo. Tanto que a Mitsubishi criou diversas variantes de despedida “Final Edition”.

No Brasil, a série John Easton (homenagem ao engenheiro inglês responsável pelos carros de alto desempenho e de competições da marca) chegou a ser oferecida com a potência elevada para 340 cv. No Japão, a variante final teve mil unidades produzidas apenas câmbio manual de cinco marchas e o tradicional 2.0 turbo de 290 cv. Já nos Estados Unidos, último país a se despedir do Lancer Evolution, a variante Final Edition conta com 307 cv e terá um destino mais nobre que os demais.

A divisão norte-americana resolveu leiloar o último dos 1.600 Lancer Evolution Final Edition fabricados. A unidade poderá ser adquirida no eBay, onde estará disponível entre os dias 8 e 15 de setembro. Todo o dinheiro arrecado será doado para duas instituições de caridades dos Estados Unidos.

Relembre os 24 anos do mito em 50 fotos:

Apresentado em 1992, o primeiro Lancer Evolution contava com 247 cv A segunda versão ganhou maior distância no entre-eixos, pneus mais largos e potência de 256 cv Em 1995, chegava ao mercado o Evo III com 273 cv. Nessa versão, engenheiros e designers passaram a trabalhar juntos para melhorar a aerodinâmica, dando melhor desempenho ao sedã No ano seguinte, 1996, o mercado já conhecia o Lancer Evolution IV e seu sistema Active Yaw Control (AYC), capaz de distribuir o torque para as rodas traseiras. A potência era de 280 cv Em 1998, o Lancer Evo V fez a alegria dos apaixonados pelas pistas. O modelo, além de linhas mais robustas, ganhou asa traseira ajustável e um motor com 38 kgfm de torque. O Evo VI não era muito diferente do seu antecessor, porém, já em 1999 era equipado com freios ABS, item padrão na Europa apenas em 2004 No início dos anos 2000, mais precisamente em 2001, o Lancer Evolution chegou à sétima versão com um desenho mais moderno e pesando até 1.400 kg dependendo da configuração. Para resolver isso, foram feitas melhorias no chassis. 2003 marcou a chegada do Lance Evo VIII com o câmbio manual de seis velocidades Em 2005 o Lancer Evolution ganhou apenas um pequeno facelift, mesmo assim a marca considera como o nono da linha histórica Em 2006, a Mitsubishi lançou uma perua baseada no Lancer Evo. A mecânica era a mesma do sedã, exceto pela ausência do sistema Super AYC A Lancer Evo IX Wagon foi vendida oficialmente apenas no Japão e teve cerca de 2.500 unidades produzidas 2007 marcou o ano da última grande mudança no Lancer Evolution. A décima edição, marcada sempre pela numeração romana (X), chegou com o inédito motor construído em alumínio Por fim, em 2015, a marca anunciou o fim dessa nobre linhagem. Marcada pela Final Edition, o Lancer Evolution ganhou diversas variantes ao redor do mundo. No Japão, o carro ganhou Brembo, os bancos da Recaro e as rodas BBS, mas manteve os 290 cv No Brasil, a série final foi batizada de John Easton e realinhada para 340 cv de potência

 

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