Independence Day: 10 ícones automotivos dos Estados Unidos

Dono de uma das principais culturas automotivas do mundo, os Estados Unidos celebram hoje (4) o 241º aniversário de sua independência do Império Britânico. Confira na galeria abaixo dez modelos considerados ícones da rica história automobilística norte-americana:

Ford T: o modelo fabricado entre 1908 e 1927 foi o pioneiro da indústria automobilística dos Estados Unidos e mundial por inaugurar a linha de produção e, consequentemente, iniciar uma mudança no estilo de vida dos norte-americanos. Duesenberg SJ: lançado em 1932, ele foi a antítese de um período cuja economia atravessava uma grande crise. Enquanto Ford e GM apostavam em modelos mais simples e baratos, a Duesenberg  esbanjava refinamento com a carroceria feita à mão, motor de oito cilindros e muito luxo. Jeep Willys MB: criado para ser utilizado pelas tropas norte-americanas na Segunda Guerra, o utilitário ganhou versões civis para atender às necessidades de trabalho e lazer dos consumidores. A sua versatilidade e robustez são referência até os dias atuais e servem de inspiração para muitos SUVs modernos. Ford F-Series: a primeira picape da Série F foi lançada em 1948 e, desde então, se tornou um símbolo da cultura norte-americana - dominando o mercado há 40 anos. A F-150 é o veículo mais vendido dos Estados Unidos. Chevrolet Corvette: sinônimo de esportividade, o modelo nasceu em 1953 para competir com os roadsters europeus da época. A influência dos rivais podia ser vista nas linhas elegantes e no porte reduzido em comparação com o dos carros americanos da época. Ford Mustang: é difícil não lembrar dele quando falamos de carros norte-americanos. Com proposta voltada ao público jovem, o Mustang inaugurou um segmento (pony cars) em uma época dominada pelas barconas repletas de cromados e sem apelo esportivo. O modelo é sinônimo de sucesso há mais de 50 anos. Pontiac GTO: 1963 não ficou marcado apenas como o ano de nascimento do Ford Mustang, mas também pelo surgimento do primeiro muscle car da história. Baseado no Tempest, o GTO foi o precursor do segmento com uma receita simples: colocar um motor grande e potente em um carro médio (para os padrões norte-americanos). Chevrolet Camaro: foi a resposta da GM ao sucesso do Mustang no final dos anos 1960. Assim como o rival da Ford, o modelo se tornou um dos ícones da cultura automotiva local e é fabricado até hoje. Ford GT: após uma desavença de negócios com Enzo Ferrari no começo dos anos 1960, Henry Ford II autorizou a criação de um esportivo que fosse capaz de acabar com a hegemonia da marca italiana nas pistas. Em 1966, a Ford desbancava a Ferrari ao conquistar o título das 24 Horas de Le Mans com o GT. AC Cobra: o roadster inglês AC Ace serviu de base para um carro extremamente rápido quando o lendário piloto e preparador Carroll Shelby decidiu trocar o seu motor de seis cilindros pelo V8 da Ford, criando um modelo que conseguiu bater a Ferrari nas pistas na década de 1960.

Fotos: Divulgação

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