A Toyota e a Mazda anunciaram nesta sexta-feira (4) a formação de uma aliança e construção de uma unidade de produção nos Estados Unidos. Na futura fábrica, a partir de 2021, serão produzidos modelos da Toyota e da Mazda.
Tudo indica que a nova instalação também servirá para a fabricação do Corolla em solo norte-americano. Isso porque, no início deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump usou as redes sociais para ameaçar a gigante nipônica, que pretendia produzir o sedã no México.“Faça a fábrica nos Estados Unidos ou pague um grande imposto de importação”, escreveu o líder dos Estados Unidos.
O investimento na fábrica nos EUA será de U$S 1,6 bilhão. A planta terá capacidade de produção de 300 mil veículos e abrirá 4 mil novos empregos. O local escolhido para construção da fábrica ainda não foi divulgado.
As duas marcas japonesas também passarão a trabalhar juntas no desenvolvimento de modelos elétricos e tecnologias voltadas à segurança.”O maior fruto da nossa parceria com a Mazda é que encontramos um novo parceiro que realmente ama carros”, ressaltou o presidente da Toyota, Akio Toyoda.
“Nada me agradaria mais do que se, através desta aliança, podemos ajudar a dinamizar a indústria automobilística e criar mais fãs de carros, reunindo dois espíritos competitivos para estimular uns aos outros, levando a inovações e promovendo talentos e líderes”, acrescentou Mazda Presidente e CEO Masamichi Kogai.
A parceria entre as duas marcas prevê que a Toyota tenha uma participação de 5% na Mazda, sendo que esta última receberá 0,25% da rival.
Foto: Divulgação
O post Toyota e Mazda anunciam parceria para a construção de fábrica nos EUA apareceu primeiro em Carsale.
Leia Mais.