Antigos e Mexidos: Ford Escort XR3

Antigos e Mexidos: Ford Escort XR3

O Antigos e Mexidos desta semana relembra um modelo de muito sucesso no Brasil e que completou 35 anos do início de produção: o Ford Escort XR3. Nascido na Europa em 1982, chegou ao Brasil um ano depois, já conquistando fãs. Pensado inicialmente para um público de mais idade, foi caindo no gosto de jovens motoristas, ganhando a versão Experimental Research 3 – XR3.

 

Esta primeira era movida por um motor 1.6 que produzia 82,9 cv, movido à álcool, combustível que nos dias frios ocasionalmente poderia causar uma pequena demora para a ignição, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, mas que era contornada com o injetor de combustível para a partida. O modelo também chamava a atenção pelos defletores, faróis de neblina e auxiliares na parte dianteira, teto solar e aerofólio traseiro, dando aquele toque esportivo final. em 1984, o XR3 foi o carro de segurança oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o que rendeu uma série limitada do modelo com a mesma pintura do Escort especial. Em 1985 o modelo ganhou sua versão conversível, com teto de retração manual.

 

Em 1987 veio o primeiro facelift, quando ganhou para-choques envolventes e novidades no painel de instrumentos. Em 1989 foi equipado com motor 1.8 de 99 cv e ganhou um sistema eletro-hidráulico para o acionamento da capota nos conversíveis

Em 1991, o XR3 Fórmula foi lançado com um sistema eletrônico de suspensão, que se ajustava de acordo com o peso e velocidade do veículo.

Em 1992, a Ford mudou a cara do Escort com sua segunda geração. Com motor 2.0 de 115,5 cv e injeção multiponto LE-Jetronic, trazia faróis de neblina integrados ao para-choque e tinha maior entre-eixos, melhorando o espaço interno. A antiga versão do XR3 passou a se chamar Hobby, com motores 1.6 e 1.0.

A partir de 1996, o Escort deixou de ser produzido no Brasil, que passou a preparar a fabricação do Fiesta. Fabricado na Argentina, deixou de levar o sobrenome XR3 e ganhou a nomenclatura Racer. Teve ainda a versão RS, com motor Zetec 1.8, antes de fechar sua participação no mercado em 2003. O Escort ganhou recentemente uma nova versão na China, que não tem semelhanças com o XR3, mas que já reacende a chama no coração dos amantes do irmão mais velho da família.

Qual carro te traz saudades e boas lembranças? Deixe seu comentário, o carro que marca a sua história pode estar aqui!

The post Antigos e Mexidos: Ford Escort XR3 appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.