Antigos e Mexidos: Gurgel Supermini

Antigos e Mexidos: Gurgel Supermini

Se os automóveis são uma paixão brasileira, não é nenhum absurdo pensar que aqui em nossa terra poderia existir uma montadora nacional de veículos. Mais do que isso: por mais de 20 anos a Gurgel Motores produziu veículos para a utilização do exército brasileiro, o consumidor em geral e até mesmo como produto de exportação.

Dentre tantos modelos, o destaque deste Antigos e Mexidos vai para o Supermini. Atualização do BR-800, o primeiro veículo 100% desenvolvido no Brasil, foi produzido em série a partir do sonho do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel de construir um carro brasileiro. Ele começou seu sonho construindo karts, jipes, e em 1969 abriu sua própria fábrica, criando modelos como o Xavante, X-15, Tocantins o elétrico Itaipu, até chegar ao pequeno “City Car”.

Pesando cerca de 650Kg, o carro tinha uma estrutura simples, com carroceria em plástico e fibra de vidro, painel de instrumentos com indicadores de velocidade, combustível, indicadores de seta e emergência, relógio e rádio toca fitas. O motor Enertron de dois cilindros gerava 36 cavalos de potência e chegava na faixa dos 110 km/h.

O modelo da Gurgel teve seu sucesso, entre outros fatores, por conseguir do governo a possibilidade do IPI mais baixo para sua venda, por ser um veículo de apenas 800 cilindradas. Vantagem que durou pouco tempo, uma vez que a redução do IPI foi estendida para os carros de até 1000cc, gerando a concorrência de modelos com mais itens de série e preços equivalentes, caso do Fiat Uno. A partir disso, o Supermini perdeu espaço.

Com cerca de 30 mil unidades produzidas, ainda é possível encontrar modelos Gurgel em boas condições andando por aí. É o caso de Hélio, que possui um Supermini e o dirige no dia a dia: “eu vou para todo lugar com ele, é um carrinho bom. Meu filho que gosta muito desse carro também, ele e a esposa, vira e mexe, pegam o carro para dar uma volta por aí, vão em encontros de carros antigos, essas coisas. E a esposa do meu filho gosta de cuidar, deixar limpinho, é um amor só”, conta.

Mesmo estando agora apenas na história da produção automobilística, os modelos da Gurgel Motores são o exemplo da força e eficiência de empresas brasileiras, além de mostrar quantos sonhos ainda podem vir a serem realizados na produção de veículos nacionais.

 

The post Antigos e Mexidos: Gurgel Supermini appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.