Onix reprova em teste de colisão lateral e reacende polêmica sobre segurança de nacionais

Onix reprova em teste de colisão lateral e reacende polêmica sobre parâmetros de avaliação

O Chevrolet Onix foi reprovado em teste de colisão lateral realizado pelo Latin NCAP. Na proteção para adultos, o modelo zerou na pontuação de estrelas atribuída pelo órgão (que vai até cinco), enquanto, na proteção para crianças, a nota foi três.

O hatch “mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”, informou o Latin NCAP a respeito da proteção oferecida a adultos.

A segurança infantil foi considerada “aceitável” e, ainda nas palavras do órgão, o Onix oferece “apenas um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens Isofix”. Ainda assim, o fato da porta traseira ter se aberto durante o impacto, representa um fator de risco a crianças e adultos.

Desde 2016, os padrões do LatinNCAP ficaram mais rígidos, com aumento das velocidades decolisão frontal (64 km/h), lateral (50 km/h) e lateral contra poste (29 km/h). Além disso, a entidade passou a avaliar o controle de estabilidade, o que reduziu a nota de muitos veículos que não possuem o dispositivo.

O Chevrolet Onix é o carro mais vendido no Brasil desde 2014 e líder de vendas em 2017.

SEGURANÇA POLÊMICA

A reprovação ou mau desempenho de automóveis populares no mercado nacional nos testes do Latin NCAP não é novidade. Modelos como os já descontinuados Renault Clio e Chevrolet Agile, ou que ainda são produzidos, como o Fiat Uno, Nissan March, Peugeot 208 e Fiat Palio, já padeceram de má classificação pelo órgão.

Dentre os fatores mais comuns está o fato de que alguns fabricantes restringem o número de recursos e equipamentos de segurança apenas àqueles que são obrigatórios por lei. Com isso, acabam ficando de fora itens como o sistema de fixação para cadeiras infantis ISOFIX e o cinto de três pontos para o ocupante central do banco traseiro.

Outro fator importante é que, em nosso mercado, muitos modelos são mantidos em produção por muitos anos, às vezes por décadas, sem mudanças estruturais relevantes. Como os testes de colisão ficam cada vez mais exigentes, esses veículos com estrutura mais antiquada aos poucos deixam de atender aos requisitos das avaliações. Exemplo disso aconteceu com o Renault Clio, que era essencialmente o mesmo carro desde 1999 e que deixou de ser produzido apenas no início de 2017.

REPERCUSSÃO

Os resultados do teste do Onix repercutiu na imprensa especializada, entre consumidores e motivou o PROTESTE (Associação de Defesa do Consumidor) a recorrer ao Ministério Público para pedir a retirada do modelo do mercado. A General Motors se defendeu dizendo que o Onix atende a todos os requisitos e leis dos países em que o modelo é comercializado. Veja, abaixo, a íntegra da declaração do Proteste e do comunicado da GM.

DECLARAÇÃO DO REPRESENTANTE DO PROTESTE

O gerente de relações institucionais e mídia da PROTESTE, Henrique Lian, deu a seguinte declaração após a associação informar que vai recorrer ao Ministério Público, à Secretaria Nacional do Consumidor e demais órgãos competentes, para que o modelo seja retirado do mercado.

É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.

Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”.

COMUNICADO DA GENERAL MOTORS DO BRASIL

A General Motors, através de sua assessoria, emitiu o seguinte comunicado:

O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.

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