Conheça 10 conceitos do Ford Mustang que nunca foram lançados

Dias depois de apresentar o facelift da sexta geração do Mustang, a Ford revelou alguns segredos do desenvolvimento do pony car nas décadas de 1960 e 1970. São conceitos de design que nunca se tornaram, de fato, modelos de produção, mas ajudam a contar um pouco da história do modelo mais emblemático da marca.

O Ford Mustang sofreu diversas mudanças e evoluções influenciadas pelas tendências de diferentes épocas (chegando a perder as suas principais características nesses períodos). Os conceitos da galeria abaixo mostram como ajudaram a formar o DNA e a personalidade do clássico.

No desenvolvimento de um novo carro, são produzidos sketches (desenhos) e modelos em argila em escala natural. No caso da evolução do Mustang, esse processo exigiu vários protótipos – fase em que se trata de dar forma ao carro – nos anos 1960 e 1970, que acabaram formando um interessante museu Mustangs inusitados.

1961 – Os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro, mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares. 1962 – Definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define perfeitamente as dimensões do modelo final. 1963 – Mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino. 1964 – O cupê de dois lugares: a Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares – menor, mas com as mesmas linhas – para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin. 1965 – Um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade. 1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva. 1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido. 1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira. 1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente. 1971 – Procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.

Fotos: Divulgação

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