O Citroën C4 Lounge foi um dos primeiros sedãs médios a apostar na motorização turbo no mercado brasileiro e é sempre citado pelos próprios leitores do Carsale como uma das melhores opções de compra do mercado por oferecer o eficiente motor 1.6 THP, combinado a um bom pacote de equipamentos de série, porém, cobrando menos que os principais concorrentes. Mas será que o sedã da marca francesa tem um custo-benefício tão bom assim?
Na versão topo de linha Exclusive, o C4 Lounge tem preço inicial de R$ 95.990 e custa pouco mais que as configurações de entrada dos rivais do Citroën. O novo Chevrolet Cruze 1.4 turbo, por exemplo, custa a partir de R$ 91.790 na versão LT, mas para se equiparar em com o C4 Lounge em termos de equipamentos, é preciso optar pela variante LTZ de R$ 101.990.
O mesmo vale para o novo Honda Civic, equipado com um 2.0 aspirado na versão Sport com câmbio CVT, que não sai por menos de R$ 94.900. Para entregar os equipamentos presentes no C4 Lounge Exclusive (como retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, painel totalmente digital, sensor de estacionamento traseiro e teto solar), além da motorização 1.5 turbo de 173 cv, o interessado no Honda terá de saltar para a versão topo de linha Touring de R$ 124.900 – um “abismo” de quase R$ 29 mil.
A relação ainda vale para o Toyota Corolla. Líder do segmento, o sedã abusa da fama da mecânica robusta e da ótima aceitação no mercado de usados para oferecer uma das piores relações custo-benefício da categoria. Com o valor do C4 Lounge topo de linha não é possível comprar a versão intermediária XEi (R$ 96.900). Já o Corolla Altis de R$ 110.990, além de ficar devendo em equipamentos de conforto e conveniência para o Citroën, não traz nem o controle de estabilidade entre os itens de série (o recurso será adicionado na linha 2018, que chega reestilizada este ano).

O Nissan Sentra foi outro sedã atualizado em 2016 que virou um concorrente de peso na categoria. A versão topo de linha SL teve um incremento nos itens de segurança, como alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado e monitoramento de ponto cego – além de som premium da marca Bose com seis alto-falantes e dois subwoofer, bem superior ao sistema do C4 Lounge. No entanto, o sedã importado do México, que chegou por aqui custando R$ 95.990, agora é oferecido por R$ 102.990.
Preços
| Preço mais próximo | Preço com equipamentos similares |
Chevrolet Cruze | LT - R$ 91.790 | LTZ - R$ 101.990 |
Honda Civic | Sport 2.0 CVT - R$ 94.990 | Touring 1.5 T - R$ 124.990 |
Toyota Corolla | Xei - R$ 96.990 | Altis - R$ 110.990 |
Nissan Sentra | SV - R$ 89.990 | SL - R$ 102.900 |
Volkswagen Jetta | Trendline AT - R$ 93.915 | Highline - R$ 114.756 |
Ford Focus | SE Plus - R$ 94.440 | Titanium Plus - R$ 109.400 |
Peugeot 408 | Griffe - R$ 96.090 | Griffe - R$ 96.090 |
Deixando a concorrência um pouco de lado, o C4 Lounge Exclusive oferece uma cabine com bom espaço interno e acabamento entre os melhores da categoria. O sedã leva quatro adultos com folga e o porta-malas acomoda 450 litros de bagagem. A suspensão prioriza o conforto e pode ser considerada demasiadamente macia, se comparada com a do Civic, por exemplo, mas o conjunto não compromete a boa dirigibilidade do sedã em curvas e mudanças rápidas de direção.
Quanto ao desempenho, o motor 1.6 THP, que gera até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque com etanol, entrega performance condizente para a proposta do C4 Lounge, agradando pelas respostas espertas, principalmente em baixas rotações. O propulsor dotado de turbo e injeção direta deixou para trás os rivais aspirados, e alguns turbinados, nos testes de consumo e desempenho realizados pelos engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia em 2016 (veja os números abaixo).
Mas não é apenas o preço final e os equipamentos de série que os consumidores levam em consideração na hora de comprar um carro. Manutenção e seguro também devem ser pesquisados antes de fechar o negócio. Por isso, o Carsale fez um levantamento de quanto custa as revisões programadas até os 60 mil quilômetros e as apólices de seguro do C4 Lounge e seus concorrentes.

No caso das revisões, os valores foram obtidos nos sites das fabricantes. O Citroën poderia se destacar neste quesito pelo fato de cobrar R$ 365 por cada uma das três primeiras revisões, programadas para cada 10.000 km ou um ano de uso (R$ 1 por dia, considerando esse intervalo). No entanto, as três revisões seguintes pesam mais no bolso do consumidor, elevando o gasto total até os 60.000 km para R$ 3.435.
O modelo que apresentou o pacote de revisões mais em conta foi o Volkswagen Jetta na versão 1.4 Trendline automático (R$ 93.915), com um custo total de R$ 2.898 ao fim dos 60.000 km O segundo lugar da lista também ficou com o sedã da Volkswagen. Na configuração topo de linha Highline 2.0 TSI (R$ 114.576), a mais próxima em equipamentos do C4 Lounge Exclusive, o Jetta cobra exatos R$ 3 mil pela manutenção programada.
Já o Peugeot 408, que utiliza a mesma mecânica do Citroën, cobra valores parecidos com os do “primo” tanto na hora da compra quanto na manutenção. As revisões de até 60.000 km da versão Griffe (R$ 96.090) custam R$ 4.057, a maior dos concorrentes. Confira os demais custos na tabela no final da página. Ford e Honda são as únicas empresas que apresentam apenas as três primeiras revisões em seu site, não permitindo calcular os demais custos.
Revisões até 60 mil quilômetros
| 10.000KM | 20.000KM | 30.000KM | 40.000KM | 50.000KM | 60.000KM | Total |
Volkswagen Jetta 1.4 | R$ 230 | R$ 220 | R$ 846 | R$ 376 | R$ 376 | R$ 850 | R$ 2.898 |
Volkswagen Jetta 2.0 | R$ 322 | R$ 322 | R$ 698 | R$ 478 | R$ 478 | R$ 702 | R$ 3.000 |
Toyota Corolla | R$ 252 | R$ 599 | R$ 409 | R$ 860 | R$ 401 | R$ 581 | R$ 3.102 |
Chevrolet Cruze | R$ 256 | R$ 596 | R$ 388 | R$ 636 | R$ 388 | R$ 1.036 | R$ 3.300 |
Nissan Sentra | R$ 245 | R$ 449 | R$ 445 | R$ 782 | R$ 445 | R$ 690 | R$ 3.056 |
Citroën C4 Lounge | R$ 365 | R$ 365 | R$ 365 | R$ 728 | R$ 728 | R$ 884 | R$ 3.435 |
Peugeot 408 | R$ 487 | R$ 748 | R$ 487 | R$ 1100 | R$ 487 | R$ 748 | R$ 4.057 |

Em termos de seguro, o C4 Lounge ficou na terceira posição entre os modelos cotados. Levando em consideração o perfil de um homem, 55 anos, casado e morador de Santo André, na Grande São Paulo, a média das apólices cotadas pela Carsale Corretora em duas seguradoras diferentes foi de R$ 4.429 para o Citroën. Muito por conta do sistema de concierge e rastreamento OnStar, o Chevrolet Cruze conseguiu a média mais baixa do grupo (R$ 3.604). O segundo lugar ficou com o Nissan Sentra, cotado em R$ 3.936. O destaque negativo ficou, novamente, para o Peugeot 408, com preço médio de exagerados R$ 9.444 (veja os demais valores na tabela abaixo).
Cotações de seguros
| Cotação 1 | Cotação 2 | Média |
Chevrolet Cruze LTZ | R$ 3.708 | R$ 3.501 | R$ 3.604,50 |
Nissan Sentra SL | R$ 4.047 | R$ 3.826 | R$ 3.936,50 |
Citroën C4 Exclusive | R$ 4.514 | R$ 4.345 | R$ 4.429,50 |
Toyota Corolla Altis | R$ 4.877 | R$ 4.680 | R$ 4.778,50 |
Honda Civic 1.5 | R$ 6.131 | R$ 5.834 | R$ 5.982.50 |
Ford Focus Titanium | R$ 6.289 | R$ 5.986 | R$ 6.137,50 |
Peugeot 408 Griffe | R$ 9.672 | R$ 9.216 | R$ 9.444 |
Vale lembrar que para cotar os seguros foram levados em consideração as versões topo de linha. O preço pode variar de acordo com a região, perfil do segurado e índice de roubo dos veículos, entre outros critérios.
Durante anos, os modelos franceses foram discriminados pela alta desvalorização na hora da revenda. E isso realmente aconteceu em 2016. De acordo com o levantamento da Agência Autoinforme, o sedã francês desvalorizou 20,1% em no último ano, enquanto o modelo que menos perdeu valor de mercado na categoria foi o Toyota Corolla (11,7%). A queda no valor do C4 Lounge foi uma das cinco maiores entre 131 veículos avaliados pela agência.
Bem equipado, confortável, bom de dirigir e com uma motorização eficiente, o Citroën C4 Lounge tem um custo-benefício contestável pelo consumidor que leva muito em consideração o valor de manutenção e o índice de desvalorização no mercado.
Teste Carsale-Mauá: Citroën C4 Lounge
| Etanol | Gasolina |
0-60 km/h | 4,05 segundos | 4,25 segundos |
0-100 km/h | 8,89 segundos | 9,44 segundos |
40-80 km/h | 3,84 segundos | 4,14 segundos |
80-120 km/h | 6,08 segundos | 6,49 segundos |
Aceleração em 5 segundos | 55,45 metros - 69,7 km/h | 53,91 metros - 67,23 km/h |
Aceleração em 1000 metros | 29,85 segundos - 176,79 km/h | 30,58 segundos - 171,57 km/h |
Consumo Urbano | 7,2 km/l | 9,2 km/l |
Consumo Rodovíario | 12 km/l | 16,1 km/l |
Frenagem 100-0 km/h | 50,2 metros | 50,2 metros |
Ficha Técnica - Citroën C4 Lounge
| |
Carroceria | Três volumes, cinco portas, cinco lugares |
Motor | Dianteiro, transversal, turbocompressor, injeção de combustível, a gasolina e/ou etanol |
Número de cilindros | Quatro em linha |
Número de válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10,2:1 |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Potência | 166/173 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque | 24,5/24,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | Automática com modo manual de 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Eletro-hidráulica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. |
Pneus e rodas dianteiros | 225/45 R17, liga leve de 17 polegadas |
Pneus e rodas traseiros | 225/45 R17, liga leve de 17 polegadas |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Discos sólidos com ABS e EBD |
Tanque de combustível | 60 litros |
Volume do porta-malas | 450 litros |
Altura | 1,50 m |
Comprimento | 4,62 m |
Largura | 1,78 m |
Entre-eixos | 2,71 m |
Peso em ordem de marcha | 1.439 kg |
Carga útil | n/d |
Fotos: Renan Rodrigues e Divulgação
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