Fiat Toro Freedom é caprichada, mas desempenho é incompatível com o preço

O mercado brasileiro de automóveis está passando por pequenas revoluções nos tamanhos dos seus carros. Por exemplo, há algum tempo já existe uma categoria entre os sedãs compactos, como o Chevrolet Prisma e os sedãs médios, como o Toyota Corolla. Entre ambos se encaixam o Ford New Fiesta Sedan e o Hyundai HB20 S, por exemplo. O mesmo está acontecendo com as picapes.

Agora temos picapes baseadas em SUVs como é o caso da Renault Duster Oroch e da estrela dessa avaliação, a Fiat Toro (veja o compartido com as duas picapes aqui). Ambas fazem o papel de intermediárias, sendo colocadas entre as compactas, como a Fiat Strada, e as médias, como a Toyota Hilux. O motivo dessa denominação é simples: as médias ficaram grandes demais, transformando seus usos em perímetros urbanos complicados.

RAIO-X: TORO FREEDOM 1.8

É praticamente impossível classificar um carro por meio de apenas uma característica. Porém, com um pouco de esforço, se formos escolher uma palavra para definir a Toro Freedom 1.8 E.TorQ Flex (R$ 79.240), esta seria dubiedade. A primeira razão que justifica isso é o seu visual. A dianteira marcante chama atenção por onde passa, causando paixões ou ódios. Já a traseira não causa o mesmo impacto. Sem grandes revoluções, a picape aposta em linhas tradicionais na parte de trás, exceto pelo modo como abre a caçamba — as duas portas se abrem lateralmente.

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O segundo motivo que retrata esse sentimento dúbio é seu espaço. Ao observar a Toro pelo lado de fora o bom tamanho da caçamba em relação aos 4,91 metros de comprimento total da picape passa a impressão de que não há espaço suficiente para toda a família, o que não é verdade. De fato, três passageiros no banco traseiro não viajam apertados.

Já no interior da picape, outro motivo que causa a confusão entre o que a Toro é e o que ela aparenta ser é o seu acabamento. O nível das peças e da montagem é muito bom e melhora ainda mais com a adição dos bancos e volante revestidos de couro, que são opcionais. Há também um kit tecnológico (central multimídia com Bluetooth e GPS), seis auto falantes, entrada USB extra, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e grade frontal com detalhes cromados.

Além disso, em termos de segurança, a Toro conta com os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS (antitravamento), além de encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e direção elétrica. Todos esses detalhes e alguns outros mimos (como ar-condicionado digital bizone) fazem o seu nível de acabamento e equipamentos receberem elogios.

MOTOR E DESEMPENHO

Ao contrário da versão diesel, o motor Flex da Toro decepciona. O veterano e.TorQ de 1.8 litro e 16 válvulas (presente no Renegade e em outros modelos da Fiat) foi recalibrado para gerar 135/139 cv e 18,8 e 19,3 kgfm (gasolina/etanol), nesse caso, sempre conectado a uma transmissão automática de seis marchas. Mesmo assim, o desempenho não empolga. Com a picape vazia, o motorista ainda consegue sentir certa agilidade, no entanto, ocupada por cinco passageiros e na rodovia, os 1.619 kg da picape pesam, tornando-a lenta.

Por outro lado, por contar com estrutura monobloco, a Toro não tem uma dirigibilidade similar a uma picape. E isso é bom. As suspensões, dianteira do tipo McPherson e traseira multilink, ajudam bastante nessa dinâmica, tratando bem os ocupantes graças a um rodar confortável, sem balanços exagerados. Mesmo em curvas em velocidades um pouco mais altas, a estabilidade é muito boa.

Sendo assim, com um desempenho aquém do esperado, mas com boa dirigibilidade, espera-se que Toro Flex seja uma picape econômica. De fato, segundo o Inmetro, o utilitário tem a nota A de consumo em sua categoria. Segundo a instituição, com etanol, a Toro é capaz de rodar 5.8 km/l na cidade e 7.1 km/l na estrada. Com gasolina, ela é capaz de fazer 8.3 km/l na cidade e 10.5 km/l na estrada.

Com valor inicial sugerido de R$ 79.240, a Toro Freedom 1.8 pode chegar a R$ 84.430 com todos os opcionais. Este é um valor aceitável perante o bom acabamento e a quantidade de equipamento, mas é incompatível com o seu desempenho.

Fotos: Renan Rodrigues

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