Com os altos custos para manter um automóvel, muitos motoristas optam por trocar os pneus velhos de seus veículos por outros menos desgastados ou recuperados, os chamados “remold”. O uso desses pneus pode acarretar em uma série de problemas em relação à dirigibilidade, ao funcionamento do carro e, principalmente, para a segurança do motorista, passageiros e de terceiros.
Embora sejam mais baratos, o custo-benefício dos pneus usados não é vantajoso. Segundo o diretor de E-Commerce da KD Pneus, Carlos Molina, “o ditado ‘barato sai caro’ é bem aplicado a essa situação”. Esses pneus podem ter um passado desconhecido ou duvidoso e, mesmo aqueles que foram utilizados por pessoas conhecidas e cuidadosas, geram riscos altos ao usuário.
Ao reaproveitar os pneus, o consumidor pode estar adquirindo um produto já danificado. Muitas vezes, o item foi submetido à manutenções, armazenamentos e situações impróprias para o seu modelo. Esses tipos de avaria podem torná-lo, inclusive, impróprio para o uso, afetando a resposta de frenagem do automóvel e aumentando as chances de aquaplanagem.
Os maiores riscos, entretanto, estão nos detalhes que não ficam aparentes, como o desgaste irregular, deformações, furos, pequenos rasgos, dentre outros. Eles só podem ser detectados, na maioria das vezes, por meio de uma avaliação realizada por um profissional e, muitas vezes, depois que um acidente for desencadeado.
O mais indicado, portanto, é optar por investir em segurança a partir da aquisição de um jogo novo de pneus, mas, para isso, é preciso saber avaliar adequadamente na hora da compra para não ser enganado. Confira algumas dicas:
Sulcos
Eles são responsáveis por afastar a água acumulada no asfalto antes que o pneu passe por ela, diminuindo os riscos de acidentes e proporcionando maior estabilidade nas estradas. O especialista explica que a tecnologia aplicada por cada marca em seus pneus é o que os diferencia de responder bem em dia de chuva ou em terreno seco em suas variações. “Vale lembrar que, mesmo com essas questões de segurança, é importante sempre manter os limites de velocidade”, alerta Molina.
Jogo completo
Muitas vezes, motoristas não trocam todos os pneus ao mesmo tempo ou, então, optam por adquirir modelos diferentes pensando na economia. Adquirir itens diferentes pode gerar uma redução na segurança, além de comprometer o desempenho do automóvel.
“Os pneus devem ter o mesmo perfil e tamanho, pois quando você instala quatro pneus diferentes entre si, a durabilidade fica comprometida, ficam desgastados de maneira irregular e o carro fica descompensado, aumentando a chance de acidentes. Quando se trata de segurança, vale tomar todas as providências possíveis”, afirma Molina.
Mantendo as medidas e índices, pode apenas trocar de marca apenas entre eixos. Ou seja, o eixo da frente pode ter pneus de um fabricante e os da traseira de outro. Mas não pode ter na dianteira esquerda uma marca e na dianteira direita outra marca, por mais que sejam da mesma medida, pois o veículo ficará descompensado.
Características
Ao comprar um pneu, você precisa saber do que está em busca e para qual finalidade. Só assim a segurança estará garantida para você e sua família durante as viagens e aventuras sobre quatro rodas. Carlos Molina dá um exemplo: “se o seu propósito é realizar trilhas, o pneu deve ser específico para off-road. Caso seja para circular no asfalto, existem modelos com características diferentes”.
Velocidade
Existem pneus que atendem a questão da velocidade que o veículo pode atingir, apesar de poucos motoristas saberem e considerarem esta informação no momento de comprar um jogo de pneus. “Esses itens são voltados especificamente para o desempenho do automóvel e são mais indicados para os esportivos. De uma maneira ou outra, vale ficar atento”, aconselha.
T = Até 190 km/h
H = Até 210 km/h
V = Até 240 km/h
W = Até 270 km/h
Y = Até 300 km/h
ZR dentro da designação do tamanho = acima de 240 km/h
Pesquise
A última dica é pesquisar. Comprar o pneu na primeira loja que visitar pode não ser benéfico para o seu bolso e segurança.
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