Diesel: Um combustível apenas para carros europeus?

volkswagen_golf_2.0_tdi_bluemotion_5-door_10

Artigos recentes andam falando sobre o impacto que o Dieselgate pode ter no futuro do carro diesel nos EUA. O óleo combustível ainda é muito mal visto pelo consumidor americano, mas nos últimos anos, ele vem conquistando clientes por conta da alegada redução na emissão de poluentes e do conhecido baixo consumo.

No entanto, a confiança foi quebrada justamente pelo fabricante que puxada essa nova tendência no mercado americano, a Volkswagen. Agora, especialistas acreditam que o carro diesel ficará fora da lista de opções dos consumidores daqui em diante. E mais, essa falta de interesse pode ser ampliada para outros países por conta do escândalo bilionário.

Há quem diga que o carro diesel deverá desaparecer de mercados como Japão, China e Índia. Aliás, neste último, o automóvel com esse combustível está realmente ameaçado. Nesta semana, três fabricantes recorreram contra uma decisão judicial que proíbe as vendas de carros e utilitários esportivos diesel com motor acima de 2.0 litros.

A Suprema Corte da Índia pode até mesmo impedir a comercialização de carros compactos movidos por diesel, tais como o Maruti Dzire ou o Tata Bolt, por exemplo. A questão está gerando enorme polêmica na Índia, um país onde o combustível é bastante popular. A expectativa futura para alguns é que somente a Europa terá carros diesel em circulação nas próximas décadas. O produto responde hoje por 53% do total das vendas no continente.

E no Brasil? O diesel continua sendo proibido para automóveis e comerciais leves com capacidade de carga inferior a 1 tonelada. O mais próximo de um carro diesel que o consumidor pode comprar é um SUV 4×4, liberado desde que utilize tecnologia para redução de marcha.

A noticia Diesel: Um combustível apenas para carros europeus? foi publicada no site Notícias Automotivas – Notícias de carros.




Leia Mais.