Hyundai HB20S Turbo: como ser ágil sem gastar muito

Carlos Guimarães

Modelo consegue aliar bom desempenho com certa economia de combustível

Se você pensa em um sedãzinho que dá conta do recado pode incluir o Hyundai HB20S Turbo na sua lista. Avaliado no dia a dia tanto na cidade quanto na estrada, o carro mostrou que consegue entregar um desempenho razoável com certa economia de combustível por um preço mais em conta do que o da versão 1.6 flex. Considerando sempre a Comfort Plus com câmbio manual, o 1.0 Turbo sai por sugeridos R$ 51.475 ante R$ 54.125 do 1.6 Flex, uma economia de R$ 3.350.

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Mas não se iluda com o logotipo Turbo, com letras vermelhas, instalado na traseira. Não se trata de nenhum esportivo. Porém, saiba que não vai se decepcionar. Apesar do sopro extra da turbina começar a ser sentido para valer apenas depois dos 2.500 rpm, o motor 1.0, de três cilindros, mostra até um discreto ronco animador. E sobe de giro rapidamente, dando boa agilidade tanto nas acelerações quanto nas retomadas. A relação peso-potência de 10,2 kg/cv fica dentro do razoável.

No trânsito, o HB20S Turbo é esperto, mas você vai precisar trabalhar um pouco trocando de marcha para manter o conta-giros na faixa ideal entre algo em torno de 2.000 rpm e 4.000 rpm. Pois é, com motor 1.0 turbinado, o carro ainda não está disponível com caixa automática. Porém, os engates são sempre fáceis e precisos. Bom também é que as relações de marcha são bem escalonadas, com a sexta como sobremarcha, apenas para economizar combustível. A velocidade máxima de 182 km/h é alcançada em quinta.

Bem acertado, o sedãzinho da Hyundai tem direção leve e precisa, embora ainda não conte com assistência elétrica. Os freios funcionam a contento, com ajuste correto do hidrovácuo, para você não ter que fazer muita força para acionar o sistema transmitindo segurança nas frenagens. Com rodas de aro 15 montadas em pneus 185/60, o carro tem estabilidade aceitável, dentro da proposta de um sedã compacto familiar.

Para um modelo que custa um pouco mais de R$ 50 mil, o HB20S Turbo mais em conta vem com uma lista de equipamentos que inclui apenas o necessário, mas com boa ergonomia e bom gosto. Entre os principais itens, destacam-se ar-condicionado, vidros, travas e espelhos retrovisores elétricos, som com bluetooth e entrada USB, volante multifuncional, abertura interna do tanque e do porta-malas, além de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX). No computador de bordo, porém, faltou um termômetro que indique a temperatura externa.

Nessa versão Comfort Plus, o acabamento é simples. Bancos de tecido e plástico emborrachado dominam o ambiente, que é agradável e com bom espaço para cinco ocupantes e suas bagagens. O porta-malas leva bons 450 litros, mas tem o "pescoço de ganso" na tampa, que pode atrapalhar um pouco a acomodação da bagagem se o compartimento estiver lotado. E a abertura da tampa é feita apenas pela chave ou pela alavanca dentro do carro.

Comparado aos principais rivais, o HB20S Turbo se destaca por ser mais econômico. De acordo com os números da fabricante, faz 11,9 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, com apenas gasolina no tanque, números que passam para 8,4 km/l e 10,5 km/l com etanol, respectivamente. No Ka + 1.5, com gasolina, a Ford diz que o carro faz 11,5 km/l e 13,6 km/, em trecho rodoviário. E o Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 fica com 11,1 km/h e 13,3 km/l.

Na questão de nível de quipamentos o Ford Ka + 1.5 SE Plus (R$ 51.390) vem um pouco mais equipado que o HB20S Turbo Comfort Plus, já que conta conta com faróis auxiliares de neblina, direção elétrica, palhetas do limpador de pára-brisa do tipo flatblade, entre os principais itens, embora as rodas sejam de aro 14 com pneus 175/65R.

Há também o Volkswagen Voyage Comfortline 1.6 (R$ 50.990), que tem nível de equipamentos compatível com o do modelo da marca corena. As principais diferenças ficam por conta das rodas de aço, com calotas, mas com pneus mais largos no VW (195/55R15), que não tem comandos elétricos dos retrovisores entre os itens de série.

Ficha Técnica
Preço: R$ 51.475
Motor: 1.0, turbo, flex
Potência: 105 cv a 6.000 rpm
Torque: 15 kgfm a partir de 1.500 rpm
Transmissão: Manual, de seis marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) / independente (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 185/60 R15 
Dimensões: 4,23 m (comprimento / 1,68 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,50 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Consumo:11,9 km/l (cidade) /15,2 km/l (estrada)  com gasolina



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