SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

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Vettel em Suzuka: adeus ao título

RIO (mais um adeus) – E tem como ser diferente? Quando as coisas quebram, não colam mais. É o caso, inclusive, de uma vela. Já viram uma vela de carro? É uma das peças mais bonitas de um motor a explosão. Tem um formato elegante, é feita de materiais nobres, produz faíscas, sim, faíscas, sem as quais todo o processo que transforma gasolina em movimento seria impossível. Uma faísca, o fogo, elemento primordial que mudou a história da humanidade depois que o primeiro australopiteco se encheu de comer comida crua e grelhou um peixe, e nunca mais as coisas foram iguais.

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A vela: culpada de todos os males

A Ferrari jogou a culpa na NGK. Bem, alguém seria culpado, sempre há um culpado, mesmo quando você não sabe do que se trata. Fica aqui toda minha solidariedade à vela, esta incompreendida. Aproveito para informar que uso muito NGK nos meus DKWs, e elas são ótimas. Se encharcam, e isso acontece de vez em quando, é por culpa minha, absolutamente minha. E porque motores dois tempos são tinhosos e temperamentais.

Adoro a caixinha amarela. Sou fã.

Vamos em frente.

Houve uma despedida das mais civilizadas em Suzuka, a da Jolyon Palmer da Renault. Ele agradeceu ao time, gravou vídeo, foi muito sincero ao admitir que a decisão é compreensível, desejou sorte a Sainz Jr. e disse a…

FRASE DE SUZUKA

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Palmer: adeus à F-1

“Não sei o que vou fazer. Agora vou me sentar no sofá, colocar os pés para cima e comer muito.”
Palmer, sobre os planos para o futuro depois de três anos vinculado à fábrica francesa. Para quem não quiser ficar com muita pena, segue um vídeo de cinco minutos com todas as cagadas que fez na F-1. A gente pega leve, maz precisa dar uma zoada, também…

Com a saída de Palmer, Fernando Alonso perde uma de suas vítimas preferidas, ele que passou o ano xingando o inglês nos seus frequentes encontros pelas curvas da vida no fundo do pelotão. Mas o espanhol também merece puxões de orelha por algumas atitudes, como ontem ao ficar na frente de Verstappen na última volta da corrida, atrapalhando uma eventual tentativa de ultrapassagem sobre Hamilton. Levou dois pontos na carteira. E não reclama, que estamos calmos.

Se bem que Verstappinho nem se queixou. Falou que não daria para ultrapassar, mesmo, porque reparou que quando Lewis ficou de cara para o vento, ao se livrar de Alonso e Massa, voltou a andar forte. E notou que a Mercedes tem alguma dificuldade quando anda atrás de outros carros, mesmo que a alguma distância, perdendo pressão aerodinâmica. Uma vez livre e solta, vai embora.

O NÚMERO JAPONÊS

40silver…vitórias pela Mercedes Hamilton alcançou ontem. Já são 61 na carreira. E todas com os motores alemães, já que era essa a parceira da McLaren quando ele corria lá. Outro número redondo mercêdico: Bottas, autor da melhor volta, cravou a 150ª volta mais rápida em corrida da equipe alemã. Os caras não estão para brincadeira.

Hamilton, como se sabe, pode ser campeão matematicamente na próxima etapa, em Austin. As contas para que isso aconteça estão aqui. Basicamente, vencer e torcer para Vettel não passar de um sexto lugar. Não é tão difícil, considerando o momento da Ferrari.

Vettel, apesar de tudo, poupou a equipe de críticas e disse o time precisa ser “protegido”, nesse momento em que todos em Maranello, do porteiro ao cozinheiro, serão malhados implacavelmente pela imprensa, a italiana em especial.

Mas não dá para tirar uma onda. Aliás, nosso cartunista oficial Maurício Falleiros não perdeu a chance…

Falle1ros

velajapfalJá volto para terminar. Agora é hora de gravar o Nitro.

 



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