Avaliação: o determinado Hyundai Creta Prestige 2.0

Avaliação: o determinado Hyundai Creta Prestige 2.0

Com a nova fábrica instalada no interior do estado de São Paulo, a Hyundai quer mais que o segundo lugar de hatches compactos mais vendidos do Brasil. Este ano, a marca se arrisca em uma categoria que vem agradando muito o mercado nacional, a dos SUVs compactos e crossovers. Na tentativa de abocanhar boa parte desse mercado, a montadora traz o novo modelo global Hyundai Creta para acirrar ainda mais a briga do segmento.

Segundo a montadora, o design do novo SUV segue um grande conceito e filosofia, com inspiração na natureza para criar valor artístico com mais refinamento. Mas na prática, as linhas externas do pequeno SUV seguem a mesma receita dos concorrentes Honda HR-V e Nissan Kicks, trazendo os mesmos vincos acentuados nas laterais, paralamas mais largos e o abuso de plástico nos pára-choques traseiros. De modo geral, o design agrada, porém não é inovador e não destoa dos velhos modelos da própria marca que já conhecemos aqui em nosso mercado, e mesmo com o gosto do público brasileiro sendo usado como base para ajustes pontuais em relação ao Creta vendido ao redor do mundo, a grade e para-choque dianteiro são mais imponentes, ainda assim, o desenho dianteiro remete ao velho conhecido HB20, ou se você for mais otimista pode achar parecido com a irmã mais cara e sotisficada Santa Fé.

Vida a Bordo

Esta versão Prestige 2.0 com câmbio automático é a topo de linha, chega as lojas por R$ 99.490,00, um tanto quanto salgado é verdade, mas a vasta quantidade (e qualidade) de equipamentos fazem valer a pena. Como por exemplo, o pacote Brown Leather, disponível apenas nesta versão Prestige, traz um refinamento diferenciado com couro marrom nos bancos, couro preto no volante e nas portas. Outra novidade, exclusiva na categoria dos SUVs compactos, é a saída de ar-condicionado para o banco traseiro e o banco do motorista equipado com sistema de ventilação no encosto e no assento.

Além dos itens exclusivos, esta versão Prestige ainda é equipada com faróis de neblina, rodas diamantadas de 17 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante assim como os de áudio, direção elétrica, computador de bordo, nova central multimídia blueNav de 7” sensível ao toque integra navegação GPS, conectividade com Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão Bluetooth, USB/iPod e AUX, câmera de ré, farol com luzes diurnas (DRL) em LED e com a função “Cornering Lamp” (foco luminoso que segue a direção em que o volante está sendo girado) garantindo maior iluminação e segurança.

Segurança, aliás, é outro item de destaque do novo SUV da Hyundai, o Creta Prestige está equipado com isofix, seis airbags: dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina. Estão presentes ainda os sistemas de segurança ativa com controle de estabilidade ESP e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e faróis de neblina dianteiros.

Apesar do uso abusivo de plástico no painel, a estética interna do Creta não fica comprometida, os encaixes são bem feitos e a aparência transmite sofisticação sendo a cor e grafismo dos bancos de couro que contribuem bastante para esse resultado final. O amplo espaço interno é um fator que deve ser levado em consideração quando comparado com a concorrência, é confortável para o motorista e ainda mais para os passageiros. As bagagens cabem com folga nos 431 litros de capacidade ou nos 1425 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.

Ao volante

O Creta é de fácil dirigibilidade, o cluster é completo e de leitura fácil, o posicionamento correto e confortável para dirigir é rápido graças aos ajustes de e altura do banco aliados com o ajuste de profundidade e altura do volante.

O novo SUV compacto será vendido em cinco versões diferentes e duas opções de motorização. As versões mais baratas são equipadas com o motor Gamma 1.6 flex do HB20, aprimorado com a adoção de sistema de duplo comando variável (130 cv e 16,5 kgfm com etanol), enquanto esta versão Prestige, topo de linha, tem um motor 2.0 Nu também flex do Elantra (166 cv e 20,5 kgfm com etanol), que conta com modernas tecnologias para melhorar o desempenho sem deixar a eficiência energética de lado. Entre esses sistemas está a partida a frio sem tanquinho denominada E-start, bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando variável de válvulas (Dual-CVVT) para admissão e escape, coletor de admissão variável (VIS) e duplo comando no cabeçote (DOHC).

As transmissões são sempre de seis marchas, manual ou automática nas versões 1.6 e apenas automática nas 2.0. Em todas as versões, o Creta é equipado com o sistema stop & go, que desliga e religa o motor automaticamente em curtas paradas. E como resultado, as versões com ambas as motorizações conseguiram nota A do Inmetro na categoria. Com câmbio manual, o 1.6 faz na cidade 7,6 e 10, 4 km/l (a/g) e, na estrada, 8,2 e 11,7 km/l (a/g). Já o 2.0 avaliados nessa matéria registra 6,9 e 10 km/l na cidade e 8,2 e 11,4 km/l na estrada.

O conjunto de motor e cambio trabalham em perfeita harmonia, com trocas de marchas suaves e no momento certo empurrando os 1400 kg do Creta. Quando exigido demais, como ultrapassagem, retomadas ou ladeiras, o motor mostra-se um pouco barulhento, o giro mantem-se alto e o ruído invade a cabine, entretanto o desempenho continua eficiente. O novato ficará em desvantagem apenas quando comparado com os concorrentes de motor turbo, como o recém reestilizado Chevrolet Tracker e o francês Peugeot 2008.

A suspensão é macia (até demais) fazendo você aliviar o pé do acelerador em curvas por precaução. Na cidade, torna-se excelente, absorvendo todas e quaisquer irregularidades do solo.

Mercado

Com a categoria de crossovers e SUV compactos em ascensão, a briga das montadoras torna-se cada vez mais acirrada, sendo assim, a Hyundai aposta na mesma receita de sucesso dos concorrentes com uma boa pitada de exclusividade. E de fato tem resultado, em apenas 4 meses após seu lançamento, o Hyunday Creta alcançou pela primeira vez o segundo lugar nas vendas do segmento. Isso resulta em pouco mais de 15% do segmento. De fato, o Creta tem tudo para agradar e abocanhar boa parte desse novo mercado, entretanto o preço dessa versão seja um tiro no pé. Mas pensando de modo geral, a Hyundai tem um otimo produto e a liderança do segmento, pode sim ser alcançada.

The post Avaliação: o determinado Hyundai Creta Prestige 2.0 appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.