Avaliação: Volkswagen Gol Track 1.0

Avaliação: Volkswagen Gol Track 1.0

Apresentado no último Salão do Automóvel, o Gol Track chega aos concessionários Volkswagen com preço inicial de R$ 43.990, de olho naqueles que desejam um carro com estilo aventureiro, mas sem pagar tão caro por isso. Por esse valor, o cliente leva um hatch com visual descolado e empurrado pelo eficiente 1.0 12V que gera 82 cv com etanol.

Apesar de parecer uma pechincha, a compra do Gol Track exige uma análise criteriosa, especialmente considerando seu custo-benefício. Ele cativa com sua dianteira arrojada, com para-choque emprestado da Saveiro e pela predominância de detalhes em preto fosco. O interior tem acabamento adequado para a proposta do carro e o forro do teto na cor preta sugere uma cabine mais aconchegante.

Ocorre que, para caprichar na aparência, a Volkswagen optou por fazer um corte considerável na lista de equipamentos de série. Para vir com itens como vidros e travas elétricos, o comprador precisa acrescentar o pacote de opcionais “Urban Campleto”, que sai por R$ 2.293. Claro que, além dos vidros e travas, o pacote inclui vários itens bacanas como os retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas, chave canivete com controle remoto do alarme, tapetes em carpete, entre outros mimos.

Nesse ponto já temos um Gol que custa R$ 48.063 e se você quiser acrescentar todos os itens opcionais, o que inclui até volante multifuncional e navegador GPS, o preço salta para R$ 50.587. É aí que temos que começar a fazer contas, porque pode valer a pena desistir do aventureiro e em favor de uma versão mais clássica, como a Trendline 1.6. Além do motor maior e mais potente, com 104 cv (E) / 101 cv (G), esta versão já traz de série direção hidráulica, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos por R$ 44.150. Acrescentando ar-condicionado e o pacote de interatividade “Composition Touch” (que inclui sistema multimídia com interface para dispositivos móveis, alto-falantes e tweeters, e suporte para celular), o preço sobe para R$ 50.524. São R$ 63 reais a menos e para andar com um carro 1.6…

Em movimento

Deixando um pouco a calculadora de lado, vamos focar no carro em si. O Gol Track, como todo Gol, é um carro prático, gostoso de dirigir e parece estar sempre bem disposto, mesmo que o tricilíndrico 1.0 não proporcione uma performance das mais empolgantes. Com seus 82/75 cv de potência e torque de 10,4/9,7 kgfm (3.000 rpm), o hatch anda de forma pacata, mas não chega a ser “manco”.

Seu desempenho atende a quem quer um carro suficientemente ágil para o trânsito das grandes cidades, desenvolva razoavelmente bem na estrada e seja econômico na hora de abastecer. Segundo os parâmetros do Inmetro, o Gol Track com etanol no tanque faz 8,6 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada. Com gasolina, esses números passam a ser de 12,7 km/l em regime urbano e 14,3 km/l no rodoviário. Valores muito bons.

E a suspensão elevada? Seu papel é mais estilístico que funcional. Ela diminui um pouco o risco do carro raspar a barriga no chão dependendo do mau estado do pavimento, mas só. O lado bom é que seu impacto na dirigibilidade é imperceptível para a maioria dos motoristas e, mesmo deixando o carro mais alto, não afeta a estabilidade. Com bom ajuste, proporciona conforto e segurança.

Conclusão

A não ser que você tenha se apaixonado muito pelo belo visual aventureiro-minimalista do Gol Track, a melhor opção talvez seja optar pelo Trendline 1.6. Claro que tudo depende da negociação que você consegue na hora da compra e, de repente, pode sair um negócio bom e favorável ao aventureiro. Caso contrário, vai ser feliz de 1.6.

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, comando duplo, bicombustível (etanol/gasolina)
Potência: 82 (e) / 75 (g) cv a 6.250 rpm
Torque: 10,4 (e) / 9,7 (g) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Pneus: 195/55 R15
Freios dianteiros: a disco, ventilados
Freios traseiros: a tambor
Comprimento: 3.890 mm
Largura: 1.890 mm
Altura: 1.470 mm
Entre-eixos: 2.460 mm
Peso: 990 kg
Capacidade do tanque: 55 litros
Volume do porta-malas: 285 litros

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