SÃO PAULO (correndo muito) – Quem não tinha visto ainda imagens dos novos carros na pista deve ter ficado impressionado ontem à noite e na madrugada de hoje com a velocidade dos novos modelos em curva. O tempo que Hamilton registrou no segundo treino livre já encostou no recorde de Albert Park, de 2011, e deverá ser superado hoje na terceira sessão, ou na classificação, de madrugada.
E o primeiro dia de Melbourne incomodou um pouco pela facilidade com que Lewis espatifou o cronômetro e deixou para trás os rivais. Vettel, com a Ferrari, foi o segundo mais rápido mais de meio segundo atrás. A pré-temporada indicava uma proximidade maior. Mas tudo bem, devagar com o andor, porque estamos falando do primeiro dia de trabalhos de 2017, alguém há de alegar. Pode ser que…
Só que não creio. E mais: acho que Bottas será esmagado pelo inglês. E acho que a Red Bull vai demorar para chegar perto. E acho que a Williams vai brigar mesmo é com Haas, Force India e Renault — esta última, a equipe que aparente ter evoluído mais em relação ao ano passado, o que não é lá muito difícil, dada a pindaíba do time na primeira temporada pós-Lotus. A Toro Rosso, que foi mal nos treinos de Barcelona, foi a surpresa do dia com Sainz Jr. em sétimo. E pode também entrar nessa festa.
Dá para tirar tantas conclusões depois de apenas um treino livre? Na maioria das vezes, dá. Pelo menos dá para prever o que vai acontecer nas primeiras quatro ou cinco etapas do campeonato, até que aqueles que têm deficiências comecem a entender onde estão e passem a buscar soluções. É quando começa a gastança desenfreada nos túneis de vento e nas fábricas.
De positivo, a beleza dos carros, apesar das barbatanas meio destrambelhadas. E, também, a decisão dos novos donos da F-1 de liberarem as equipes para publicarem vídeos nas redes sociais.
No mais, impressões mais ou menos parecidas por parte dos pilotos. Os da Red Bull, um tanto quando decepcionados e achando que Ferrari e Mercedes estão bem à frente. Massa, chateado com um problema de câmbio que praticamente o impediu de andar de tarde. Hamilton feliz da vida, dizendo que o carro, em relação à pré-temporada, melhorou do dia para a noite. Vettel, com os pés no chão sem demonstrar grande entusiasmo e reconhecendo que precisa melhorar um pouco.
Enfim, o primeiro dia oficial da F-1 em 2017 ficou com cheirinho de tetra.
Apostas para a pole na madrugada? Melhor, para as duas primeiras filas? A minha: Hamilton, Bottas, Vettel e Raikkonen. Mais previsível que isso, só a derrota da Lusa ontem.
Volto daqui a pouco.
Leia Mais.