
A Toyota apresentou o novo Etios 2017 com muitas novidades para aumentar ainda mais o número de vendas no mercado nacional.
Tanto o Hatch, quanto o sedan, passaram por mudanças estéticas, mas foram bem simples. Por fora, vemos novos para-choques, e os faróis e lanternas receberam novas disposições de luzes. Por dentro, o modelo ganhou novos detalhes, como um novo painel de instrumentos com velocímetro digital, computador de bordo, volante com comandos de som e piloto automático (nas versões mais caras) e nova central multimídia.

O painel de instrumentos foi incrementado com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius), o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível.
A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
Entre as novidades, os motores 1.3 e 1.5 foram atualizados e também dispõem de novas transmissões, manual de seis marchas e automático de 4 velocidades.

1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.
1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.
Desde a versão de entrada X, a linha traz de série novidades como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível. A versão X parte de R$ 43.990 na versão manual e R$ 47.490 com câmbio automático, sempre com motor 1.3 Flex.

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função automática; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
A versão XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta- malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.

A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.
Todas as demais versões, exceto a X são equipados com motor 1.5 Flex.
Preços e versões do novo Etios 2017.
- Hatch – X 1.3 M/T – R$ 43.990
- Hatch – X 1.3 A/T – R$ 47.990
- Hatch – XS 1.5 M/T – R$ 48.995
- Hatch – XS 1.5 A/T – R$ 52.495
- Hatch – XLS 1.5 M/T – R$ 53.895
- Hatch – XLS 1.5 A/T – 57.395
- Cross 1.5 M/T – R$ 57.395
- Cross 1.5 A/T – R$ 60.895
- Sedan X 1.5 M/T – R$ 48.495
- Sedan X 1.5 A/T – R$ 60.895
- Sedan XS 1.5 M/T – R$ 51.695
- Sedan XS 1.5 A/T – R$ 55.195
- Sedan 1.5 XLS M/T – R$ 56.795
- Sedan 1.5 XLS A/T – R$ 60.295



























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