Chevrolet Sonic 2026: Novo SUV compacto da GM chega em 2º tri

📋 Resumo

O Chevrolet Sonic 2026 será o nome do novo SUV compacto de entrada da GM no Brasil. O modelo teve sua data de lançamento confirmada para o 2º trimestre de 2026, com a produção já iniciada em Gravataí (RS). Pelos prazos industriais, tudo indica que a estreia comercial acontecerá por volta de abril, embora a apresentação para a imprensa possa ocorrer antes.

O Sonic 2026 será posicionado abaixo do Tracker, com a missão de competir diretamente com novos SUVs de entrada como o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. O modelo utilizará a plataforma GEM do Onix, com motor 1.0 turbo flex de 115 cv, podendo ainda receber uma versão híbrida leve no futuro.

Chevrolet Sonic 2026 será o nome do novo SUV compacto de entrada da GM no Brasil. O modelo teve sua data de lançamento confirmada para o 2º trimestre e a produção em Gravataí (RS) já começou. Pelos prazos industriais, tudo indica que a estreia comercial acontecerá por volta de abril, embora a apresentação para a imprensa possa acontecer pouco antes.

No último teaser divulgado, a imagem destaca a assinatura luminosa em LED que quase conecta as lanternas, pois é interrompida pela versão preta da gravata da Chevrolet. O recurso das barra de led com intervalos assimétricos é uma clara inspiração no Equinox elétrico e ajuda a aumentar a impressão de largura do carro.

Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EVFernando Pires/Quatro Rodas

Posicionamento e rivais do Sonic

Com a chegada às lojas esperada para maio de 2026, o novo Chevrolet Sonic terá a missão de preencher a lacuna abaixo do Tracker. A estratégia é combater diretamente a nova safra de SUVs de entrada, nicho onde atuarão o Volkswagen Tera, o já consolidado Fiat Pulse e o Renault Kardian atuam.

Chevrolet Onix SUV em testes

A produção será concentrada no complexo industrial de Gravataí (RS), ao lado das famílias Onix e Onix Plus. Não é por acaso, visto que o novo SUV deve manter a distância entre-eixos do hatch, na casa dos 2,55 m. Isso ajuda a evitar a canibalização com o Tracker, que tem 2,57 m de entre-eixos.

Continua após a publicidade
Chevrolet Onix SUV em testes
<span class=”hidden”>–</span>Diego Rocha/Quatro Rodas

Diferente do antigo Sonic importado (que teve vida curta no Brasil entre 2012 e 2014), o Chevrolet Sonic 2026 é um projeto nacional. Ele utiliza a base da plataforma GEM do Onix, de quem aproveita boa parte da carroceria, incluindo portas. As rodas maiores ajudam a deixar seu porte mais  avantajado.

Visualmente, a dianteira seguirá a nova linguagem global da Chevrolet, com conjunto óptico dividido: DRLs de LED rentes ao capô e faróis principais alojados no para-choque também são de led. As luzes de neblina foram mantidas e também usam leds.

Continua após a publicidade

Mecânica turbo

SUV do Onix Carbon 2026
Teaser da dianteira do SonicChevrolet/Reprodução

Sob o capô, o Sonic 2026 deve aproveitar o que a GM já tem na prateleira. As informações preliminares indicam o uso do motor 1.0 turbo flex com injeção direta, o mesmo presente no Tracker, e que entrega 115 cv e 18,9 kgfm de torque — números competitivos frente aos rivais 1.0 turbo da Stellantis e VW. Mas ainda poderá surpreender no futuro, com a estreia de um sistema híbrido leve (MHEV) de 48V, como resposta ao sistema híbrido leve 12V do Pulse.

Há possibilidade de uma configuração básica com o 1.0 aspirado do Onix, feito especialmente para concorrer com o VW Tera com mesmo tipo de motor. A expectativa é que os preços partam da casa dos R$ 100 mil.

Preparativo para a próxima geração do Onix

Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030
Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030Henrique Rodriguez/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O Chevrolet Sonic é um Onix transformado em SUV e essa estratégia já antecipa o futuro do Onix. A General Motors estabeleceu uma parceria com a Hyundai para o compartilhamento de plataformas, que prevê um único compacto para substituir os Onix hatch e sedã. Será, justamente, um SUV compacto de entrada baseado na plataforma da próxima geração do Hyundai HB20, prevista para 2027.

O design externo e o acabamento da cabine serão 100% exclusivos da Chevrolet, mantendo a identidade visual da marca norte-americana, apesar da alma asiática. O acordo ainda prevê que o modelo da GM utilize motor e câmbio fornecidos pela Hyundai.

A estratégia de longo prazo desenha um cenário onde, após 2030, o Onix saia de cena e o Chevrolet Sonic se torne o carro de entrada da marca, possivelmente em versões simplificadas, assumindo um papel análogo ao do VW Polo Track, enquanto o novo SUV cupê com base Hyundai ocupará a faixa de preço superior.

O novo projeto com base Hyundai ainda não consta totalmente no ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões anunciado pela GM para o período de 2024 a 2028. A produção do SUV cupê de nova geração também será em Gravataí, independente da linha da Hyundai, que seguirá fabricando o HB20 e o Creta em Piracicaba (SP).

Publicidade