O Volkswagen Golf a gasolina e em versões apimentadas como a GTI e R parece longe de ter um fim definitivo. Apesar de opções elétricas previstas para as configurações, a VW afirma que está otimizando sua motorização para ter uma baixa emissão, o que permitirá vender os modelos do jeito que conhecemos atualmente.
O fato é que a montadora vai atualizar o motor EA888 2.0 turbo a gasolina para atender às novas exigências de emissões e será desenvolvido paralelamente ao lançamento dos modelos elétricos GTI e R. As informações foram divulgadas pelo site Auto Express.

Questionado se o Golf atual seria o último GTI a gasolina, Sebastian Willmann, chefe de desenvolvimento de chassis e dinâmica de condução da Volkswagen, respondeu com um enfático: “não”. Ele admitiu que, embora o motor de quatro cilindros, já testado e aprovado, precise de alguns ajustes, é praticamente certo que fará parte da futura linha de hatches esportivos da montadora.
Atualmente em conformidade apenas com as normas de emissões Euro 6, o motor será adequado ao padrão Euro 7, que entrará em vigor em novembro de 2027, disse Willmann para Auto Express.

Linha R
Em relação à linha R, o chefe da Volkswagen também insinuou a continuidade dos modelos, que são o carro-chefe da marca. Referindo-se à potência máxima de 329 cv do atual Golf R, ele reconheceu que havia “algum espaço para melhorias”, mas se recusou a entrar em uma hipotética disputa de potência com o Mercedes-AMG A 45 S e o Audi RS 3, ambos capazes de gerar quase 400 cv.
Elétricos
O investimento para os motores a gasolina tradicionais da Volkswagen não vai prejudicar os veículos elétricos, já que a empresa planeja acelerar o desenvolvimento de sua submarca ID., bem como de seus produtos elétricos GTI, durante os próximos meses.

“Tenho certeza de que o ID. Polo GTI será um bom primeiro passo rumo à eletrificação”, disse Willmann. O pequeno esportivo de 228 cv e tração dianteira será revelado junto ao ID. Polo padrão ainda este ano.
O ID. Golf fará seu debute mais adiante. A previsão é que a Volkswagen reformule o ID.3 com uma atualização substancial e faça dele o primeiro modelo GTI com tração traseira da história.
