Alagou? Saiba como o seu carro pode sair dessa situação de maneira segura

Nesta quarta-feira (21) começou oficialmente a estação mais quente do ano, o verão. Essa época também é conhecida pelos temporais de final de tarde, que muitas vezes resultam em alagamentos em diversas regiões pelo Brasil. Por isso, os motoristas precisam estar preparados para não serem pegos de surpresa pelas temidas enchentes.

Antes de tudo, é fundamental que o motorista estude os trajetos que mais utiliza e fique de olho em pontos que costumam alagar, a fim de preparar antecipadamente rotas alternativas e seguras.

Porém, para aqueles casos em que é impossível evitar a enchente, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) elaborou algumas dicas que ajudam os motoristas a sairem dessa situação de maneira segura.

NÍVEL DA ÁGUA: Caso você realmente precise atravessar um ponto alagado, é imprescindível analisar o nível da altura da água. Caso esteja acima da linha do eixo, ou seja, o centro da roda do carro, é preferível esperar a água baixar para não correr riscos.
ACELERAÇÃO: Ao cruzar um alagamento, utilize a primeira marcha e mantenha uma aceleração constante, evitando altas rotações. Acima de 2.500 rpm é possível que o motor aspire água, ocasionando um calço hidráulico (inundação da câmara de combustão).
MOTOR: Caso o motor morra no meio do percurso é importante não tentar ligá-lo novamente. Se o veículo já sofreu a pane, chame um guincho e leve-o diretamente para uma oficina.
ESTACIONADO? Se o carro for inundado por uma enchente enquanto estiver estacionado, não tente ligá-lo, pois há risco de danificar o motor. Em alguns casos a troca de filtros e fluídos, além da limpeza dos componentes contaminados podem ser a solução. Somente um profissional especializado poderá fazer esta avaliação.

 

 

 

O post Alagou? Saiba como o seu carro pode sair dessa situação de maneira segura apareceu primeiro em Carsale.