Como você nunca viu: Desvendamos tudo do Novo Mercedes Arocs (Caminhão brutal offroad 8×4)

O Novo Mercedes Arocs é o caminhão extrapesado basculante que chega como grande lançamento da Mercedes-Benz para o mercado off-road. O novo Arocs 8×4 é indicado para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura com o grande diferencial de ter sido desenvolvido por engenheiros da Mercedes-Benz do Brasil.

Para mostrar tudo sobre a novidade, o Liam Mattera foi até o Campo de Testes da Mercedes-Benz em Iracemápolis, com o objetivo de desvendar todos os detalhes do caminhão Arocs, incluindo por as inovações por fora, por dentro, rodando e os aspectos desenvolvidos pela engenharia para melhorar a sua operação e o pós-venda.

Vale destacar que a Mercedes acaba de lançar o Arocs 8×4, um caminhão extrapesado basculante que vem revolucionar as operações fora de estrada no Brasil.

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.

Já o motor é o Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, consagrado no caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros, oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

O conjunto possui câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem O motor OM 460 LA entrega um excelente desempenho, com a confiabilidade da marca nas operações severas. O câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes.

São três modos de operação no novo Arcos da Mercedes-Benz:

Economy – Condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Exemplo: caminhão vazio. Neste caso, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível.
Standard – Condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado. As trocas de marcha também buscam melhor consumo de combustível.
Power Off-road – Condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado. Permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.

A cabina do Arocs oferece muito espaço interno e conforto para o motorista de caminhão, com a robustez necessária para serviços pesados: dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm.

Essa cabina foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência e atende à norma ECE-R29. Ou seja, mais segurança para o caminhoneiro.

O quadro do chassi do Arocs é robusto e mais elevado, assegurando uma maior distância em relação ao solo. Com design modular, se destaca pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos.

Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos.

E ai, o Novo Mercedes Arocs chega com força para conquistar o mercado no segmento de mineração e construção civil pesada? Deixe no campo de comentários abaixo.

PS: Novidade para você que busca um seguro excelente e confiável para seu carro. Visite o site dos nossos parceiros da Exponencial Seguros (www.exponencialseguros.com.br) e peça sua cotação de um jeito rápido e simples para garantir sua tranquilidade agora.

Este post - Como você nunca viu: Desvendamos tudo do Novo Mercedes Arocs (Caminhão brutal offroad 8×4) - apareceu primeiro em AutoVídeos.



Leia Mais.