Detran alerta sobre como a postura correta ao volante gera segurança no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) avisa que, manter uma postura correta enquanto dirige evita não apenas dores no corpo, mas também acidentes.

O jeito correto permite ao motorista acionar os controles do veículo de forma mais efetiva, além de ter uma melhor visualização e, consequentemente, manter a atenção voltada ao trânsito. Em termos de saúde, conduzir o veículo em posição inadequada pode causar dores, cansaço, incômodo e problemas crônicos.

Dessa forma, o motorista ao sentar no banco do veículo deve posicioná-lo com uma inclinação pequena, em torno de 100º onde a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto. A altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.

Já os espelhos devem estar posicionados de forma que permitam uma boa visualização ao condutor, sem necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça. Os braços devem ficar ligeiramente dobrados. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Braços muito esticados geram dor nos ombros e pescoço.

Quanto as pernas, os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados. O controle constante do veículo por meio dos pedais provoca dores nas pernas e, ao longo dia, sobrecarrega a região inferior das costas. A dica para aliviar a tensão é apoiar os pés completamente no chão do veículo, sempre que possível, para um breve descanso.

Por último, o encosto da cabeça permite que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto, o que evita a sobrecarga da coluna cervical e ombros. O correto ajuste do encosto da cabeça evita um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.

The post Detran alerta sobre como a postura correta ao volante gera segurança no trânsito appeared first on Revista Carro.



Leia Mais.