Mercedes-Benz CLA 180: Cupê, esportivo e jovem

Fabricante alemã foca em novo público, sem deixar de lado a essência luxuosa da Mercedes-Benz

Nada oferece mais requinte que um luxuoso sedã alemão e isso melhora quando o cartão de visitas vem com a famosa estrela de três pontas da Mercedes-Benz. Mas, a verdade é que a fabricante alemã não considera o CLA 180 um sedã, mas sim um cupê de quatro portas. Sedã ou não, o CLA tem o melhor coeficiente aerodinâmico entre todos os carros produzidos em série (Cx 0,23).

Apresentado em janeiro deste ano no mercado nacional, o CLA 180 registra números expressivos de vendas: 520 unidades emplacadas entre janeiro e maio, o que representa quase 80,1% da família CLA, a qual contempla também as versões CLA 200, CLA 250 e Mercedes-AMG CLA 45 4MATIC.

Equilibrado

O CLA 180 é o modelo de entrada da Mercedes-Benz, com preço sugerido de R$ 137.900. Nesta configuração, vem com motor a gasolina 1.6 turbo de 122 cv e 20,4 kgfm e câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e sete marchas. Com estes números aparentemente módicos, graças a aerodinâmica, chega a impressionantes 210 km/h de velocidade máxima. Ele surpreendeu também no 0 a 100 km/h, com tempo de 8s88.

Para se ter ideia do bom resultado, o CLA 200, que também tem mecânica 1.6 turbo mas com 34 cv e 5,1 kgfm a mais que o modelo de entrada, registrou tempo de 8s67. Ao rodar na cidade há uma aparente demora nas respostas do câmbio nos modos de condução Eco ou Comfort. Mas a engenharia alemã conseguiu diminuir este efeito nos modos Sport, Sport+ e Individual (que permite customizar separadamente os parâmetros do veículo). O conforto de rodagem é bom graças ao sistema de suspensão independente tanto na dianteira (McPherson) quanto na traseira (multibraço).

O consumo é excelente: no uso urbano, marcou 11,3 km/l e, no rodoviário, espantosos 16,8 km/l com autonomia de 690 km. Para poupar combustível, traz os sistemas stop-start e de roda livre, que desacopla a transmissão do motor quando o pé é retirado do pedal do acelerador.

Público jovem

O foco é conquistar o público jovem. Para isso, além do visual esportivo, o CLA tem bom acabamento interno e pode vir com revestimento nas cores preto e cinza Cristal, ambas em material sintético Artico e tecido Coari. É vendido com cinco opções de cores externas metálicas (preto Cosmos, prata Polar, cinza Montanha, azul Cavansite e marrom Oriente) e três sólidas (vermelho Júpiter, preto Noite e Branco).

Bem equipado, o CLA 180 sai de fábrica com rodas de 17 polegadas, faróis e lanternas de LED, partida por botão, câmera de ré, ESP e sete airbags. O sistema multimídia possui integração via Apple CarPlay e Android Auto, além de conexão via USB e Blueetooth, mas peca na qualidade de som que, para um veículo do seu nível, poderia ser mais refinado.

The post Mercedes-Benz CLA 180: Cupê, esportivo e jovem appeared first on Revista Carro.



Leia Mais.