Lombadas (quebra-molas) inteligentes: O que você acha dessa tecnologia ativa para as ruas?

Se fizéssemos rapidamente uma enquete aqui no AutoVideos sobre coisas que odiamos no trânsito, as lombadas (ou quebra-molas) certamente estariam no TOP10. Talvez até entre as três coisas que mais detestamos, inclusive por conta do impacto no sistema de suspensão considerando que muitas delas têm formatos irregulares.

Porém, a tecnologia, sempre ela, maravilhosa, pode ter a salvação para nós. Como você poderá acompanhar nos vídeo a seguir, já existem projetos de lombadas inteligentes. Esses quebra-molas ativos funcionam da seguinte maneira: caso você esteja na velocidade delimitada pela via, a lombada (ou valeta em alguns casos) permanece no nível do asfalto, não provocando nada na condução dos veículos e você nem notará que passou por um.

No entanto, na hipótese de você estar acima da velocidade permitida, o quebra-molas irá ser ativado e levantará (ou se abaixará nos casos em que se parecem com valetas). O acionamento do aparato é feito por sensores e por GPS. Nas imagens, você poderá acompanhar dois sistemas, sendo um deles o Tope Inteligente, elaborado pela companhia Inteligencial Vial do México, e o segundo da empresa sueca EdevaAB.

Para você entender como funciona, assista aos vídeos abaixo. Você gostaria de ver essa tecnologia por aqui? A princípio, pode ser interessante para locais em que efetivamente é necessário reduzir a velocidade, mas em se tratado de Brasil sempre ficamos com o pé atrás quanto à implementação e manutenção do sistema.

PS: Lembre-se de se inscrever no canal do AutoVideos no Youtube, e também siga-nos no Instagram (@autovideos_oficial) para ficar por dentro das novidades.

Speed Bumps That Flatten for Slow Speeds

Publicado por Street FX Motorsport & Graphics em Sábado, 9 de setembro de 2017

Este post - Lombadas (quebra-molas) inteligentes: O que você acha dessa tecnologia ativa para as ruas? - apareceu primeiro em AutoVídeos.



Leia Mais.