Andamos: Chevrolet S10 Diesel Automática 2018 fica mais suave e econômica

Andamos: Chevrolet S10 Diesel Automática 2018 fica mais suave e econômica

A linha 2018 da picape Chevrolet S10 Turbodiesel automática já está a caminho das concessionárias da marca e traz como principal novidade uma tecnologia aplicada ao câmbio que proporciona funcionamento mais suave, melhor desempenho e economia de combustível. Esteticamente, a única mudança foi o reposicionamento dos emblemas indicadores do modelo (que passa a ficar nas portas dianteiras), motorização e fabricante.

Com a chegada do novo ano-modelo, a fabricante também realizou pequeno ajuste nos preços, com a caminhonete passando a custar R$ 153.990 na versão LT, R$ 171.990 na LTZ e R$ 181.590 na High Country.

Parece pouco, mas não é

Existem mudanças que parecem pequenas ou cujo real impacto no comportamento do veículo é visto inicialmente com certo ceticismo. Foi assim que seguimos para o Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, para conferir como anda a Chevrolet S10 Diesel 2018 automática com a nova tecnologia CPA, aplicada à transmissão e que prometia rodar mais confortável, menor consumo e melhor desempenho. Ao entrar na pista com a nova picape, realmente ficamos surpresos com o resultado: a nova tecnologia realmente cumpre o que promete, especialmente quanto à redução dos ruídos e vibrações. Embora a mudança tenha sido no câmbio – mais especificamente no conversor de torque, com explicaremos a seguir – até parece que o motor é outro.

A tecnologia em questão recebeu do fabricante o nome CPA, do inglês Centrifugal Pendulum Absorber, algo como Amortecedor Centrifugal Pendular. Continuou complicado? A gente explica.

Entendendo o CPA

Em um câmbio manual, a conexão entre motor e caixa de marchas é feito pela embreagem, acionada pelo motorista. Contudo, numa transmissão automática clássica, a potência vinda do motor passa para o câmbio através de uma peça que funciona com fluido hidráulico sob pressão e recebe o pomposo nome de “conversor de torque”.

A nova tecnologia CPA acrescentou alguns amortecedores ao conversor de torque, que atuam reduzindo as vibrações e proporcionando um funcionamento mais estável à peça. Conforme explicado pela vice-presidente de engenharia da General Motors, Fabíola Rogano, a real origem das vibrações é o motor a diesel, que é naturalmente mais ruidoso e gera mais vibrações que outro a gasolina (ou flex), contudo, é o câmbio que reverbera essas vibrações para a carroceria. É por isso, por reduzir essa reverberação, que a tecnologia CPA impacta tanto na dirigibilidade e na suavidade de funcionamento do modelo 2018. Ainda segundo a GM, a tecnologia é inédita em picapes no Brasil e é a mesma aplicada à Chevrolet Colorado nos EUA.

Em nossa experiência ao volante da nova picape, nas pistas do Campo de Provas da Cruz Alta, não demorou muito para percebermos que nível de ruídos e vibrações da cabine foi reduzido sensivelmente. Em maiores velocidades e em acelerações, aquele ronco áspero típico dos motores a diesel, baixou a um mínimo ou simplesmente não existia. Nas retomadas, uma vibração típica, presente no modelo 2017, que vem da parte de baixo da picape e invade o habitáculo, simplesmente desapareceu no modelo 2018.

Para esse teste de retomada, pudemos fazer a comparação andando nos modelos 2017 e 2018 numa pista oval com retas longas do complexo de Cruz Alta. Nesse traçado e nas mesmas condições, onde a 2017 reverberava, a 2018 passava em confortável silêncio e suavidade.

O CPA, contudo, não afetou apenas o conforto de rodagem, mas proporcionou também uma melhora no desempenho, com diminuição no consumo de combustível. A razão para isso foi a quase eliminação das perdas de potência que existiam com antigo conversor de torque.

A picape ficou mais esperta com a quase eliminação do efeito de deslizamento que ocorre em certas condições com câmbios automáticos. É algo análogo a quando uma embreagem comum patina (exemplo meramente ilustrativo). Com o CPA, o deslizamento do conversor de torque foi eliminado quase que totalmente, resultando em respostas ainda mais instantâneas ao posar do acelerador.

Também segundo a engenheira Fabíola Rogano, o motor recebeu pequenas melhorias visando a redução de ruídos, mas todo o mérito da transformação, vai para o CPA.

Mudança em números

Segundo a GM, a S10 Turbodiesel 2017 precisava de 10,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto a 2018 precisa de apenas 10,3 s. Embora a diferença pareça pouca, ela é sensível ao volante. Fazendo uma comparação entre números oficiais, a arquirrival Toyota Hilux precisa de 13,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Na retomada de 40 a 100 km/h, o modelo 2018 da S10 passa de uma velocidade a outra em 7,9 segundos, ante 8,2 do modelo 2017. A Toyota Hilux, ainda segundo números oficiais apresentados, precisa de 10,7 segundos para fazer a mesma retomada.

Segundo a GM, o consumo teve uma melhora de 13%. Com isso, a S10 Turbodiesel automática 4×2 faz 10,8 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade. Na versão 4×4, o consumo é de 10,6 km/l em regime rodoviário e 8,7 km/l em urbano.

Conclusão

A Chevrolet S10 turbodiesel automática 2018 com a tecnologia CPA avançou muito em suavidade, desempenho e redução de consumo. Numa briga tão acirrada como a que vem travando com a Toyota Hilux em 2017, qualquer cartada pode ser a diferença para virar o jogo. No caso do CPA, é uma carta e tanto.

Na comparação das versões topo de linha, a S10 High Country supera a Toyota Hilux com uma lista de equipamentos muito mais ampla, com maior número de itens de segurança, conforto e conectividade, mesmo custando R$ 10 mil a menos (R$ 181.590 para a S10 e R$ 191.900 para a Hilux). Outro item que joga a favor da S10 é a oferta do sistema de atendimento remoto OnStar, exclusivo da marca.

Versões e preços, linha 2018

Chevrolet S10 Advantage 2.5 flex MT 4×2: R$ 91.590
Chevrolet S10 LT 2.5 flex MT 4×2: R$ 107.990
Chevrolet S10 LT 2.5 flex AT 4×4: R$ 116.990
Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex AT 4×2: R$ 122.990
Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex AT 4×4: R$ 129.990

Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.8 turbodiesel MT 4×2: R$ 118.110
Chevrolet S10 LT 2.8 Turbodiesel MT 4×2: R$ 146.590
Chevrolet S10 LT 2.8 Turbodiesel AT 4×4: R$ 153.990
Chevrolet S10 LTZ 2.8 Turbodiesel AT 4×4: R$ 171.990
Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbodiesel AT 4×4: R$ 181.590

 

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