Carros Lendários: Audi RS6 Avant

Carros Lendários: Audi RS6 Avant

Na terceira edição dos “Carros Lendários Autopolis” trazemos o lobo em pele de cordeiro, aquele que é amado ou odiado, 8 ou 80, para mamães e moleques, o Audi RS6 Avant é para todos os públicos e idades.

Existem modelos que definitivamente não precisam de anos de história para se tornarem lendários. A receita é simples, uma pitada de ousadia dos engenheiros, uma boa cavalaria sob o capô e claro, uma montadora de renome, são mais que o suficiente para arrastar uma legião de fãs.

E nada melhor para ilustrar esta teoria do que a família RS Avant da Audi. Inicialmente o modelo surpreendeu a todos em 1994, ainda como RS2 Avant, onde era equipada com um motor com mais de 300cv aliado a uma carroceria Station Wagon ou entra nós brasileiros, a popular Perua. Nascia assim mais um mito, mais uma lenda.

A receita de carro de corrida vestido como carro de mamãe deu tão certo que a geração posterior manteve os ingredientes. Agora encarnada como RS4 Avant era equipada com um bloco V8 de 4.2 litros gerando 450cv de potência, a carroceria trazia linhas bem mais modernas, mas ainda assim era uma perua!

Em 2010 chegava ao Brasil a versão mais apimentada da receita. Desta vez dentro da gama A6, o RS6 Avant chegava equipado com um enorme bloco 5.0 V10 biturbo gerando 580cv de potência sendo capaz de atingir dos 0-100km/h em apenas 4,6 segundos.

No mercado atual, já está disponível a mais recente versão do RS6 Avant. Hoje, a “peruona” conta com um motor um pouco menor – 4.0 V8 Biturbo – entretanto, bem mais potente, são 560cv e brutais 71,4 kgfm, sendo necessários apenas 3,9 segundos para atingir os 100km/h. Os números surreais de desempenho são possíveis graças a transmissão automática de oito velocidades e o sistema de tração integral Quattro, clássico da Audi. A dose de potência pode ser escolhida no completo e complexo painel de instrumentos, com modos “padrão” para uma tocada mais mansa ou até a esportiva “Dynamic” para quando quiser se sentir um piloto de verdade. A suspensão também possui ajustes para que se adapte a cada tipo de condução, assim como os controles de estabilidade.

A família RS Avant representa uma gama de modelos Station Wagon que atendem desde as mães de família que precisam de um carro para o dia-a-dia, quanto aos solteirões que querem um carro divertidíssimo para track-days. O visual um tanto quanto discreto não corresponde com a cavalaria debaixo do capô, podendo passar despercebido no trânsito das grandes cidades, exceto pelo grave ronco que ecoa pelo escapamentos, esse sim denuncia todo o poder que se esconde ali.

Se você é um desses, que torcem o nariz quando o assunto é perua, atente-se aos números de desempenho da RS 6 Avant, um verdadeiro carro de corrida, o tipo de carroceria torna-se mero detalhe.

Motor/Performance
Motorização: 4.0
Alimentação Gasolina injeção direta
Combustível Gasolina
Potência (cv) 560.0
Cilindrada (cm3) 3.993
Torque (Kgf.m) 71,4
Velocidade Máxima (Km/h) 305
Tempo 0-100 (Km/h) 3.9
Dimensões
Altura (mm) 1482
Largura (mm) 1936
Comprimento (mm) 4979
Entre-eixos (mm) 2915
Peso (kg) 2010
Tanque (L) 75.0
Porta-malas (L) 565
Ocupantes 4
Mecânica
Câmbio Automática com modo manual de 8 marchas
Tração 4×4
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo multibraço e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas a ar.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas a ar.
Freios Quatro freios à disco com quatro discos ventilados.

 

Para finalizar, um vídeo interessante sobre a aceleração dessa belezinha:

 

The post Carros Lendários: Audi RS6 Avant appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.