VW Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas

VW Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas

A Volkswagen está comemorando duplamente com o Gol. O modelo além de completar a marca de 8 milhões de unidades produzidas, é também o modelo mais vendido e exportado do Brasil. Os números divulgados impressionam, sendo 6,6 milhões de unidades vendidas no Brasil e 1,4 milhão exportadas para mais de 60 países ao longo de 37 anos de história.

O Gol de número 8.000.000 é um Gol Track na cor branca que saiu da linha de produção de Taubaté, onde também é fabricado o sedã Voyage, o Up! e o CrossUp!.

Veja alguns marcos importantes da história do VW Gol:

O Volkswagen Gol foi a aposta da marca alemã para um carro compacto que teria tudo aquilo que os brasileiros necessitavam. Baseado no Polo europeu, o Gol deu as caras ao mundo em 1980. Já nesse mesmo ano, o modelo teve 49 unidades exportadas para o Paraguai e Nigéria. Cerca de dois anos mais tarde, o Gol já tinha uma família completa com Parati, Voyage, Saveiro e em 1984 surge a primeira versão esportiva de verdade com o Gol GT.

O primeiro gol de placa da Volkswagen aconteceu no ano de 1987 quando o Gol assumiu a liderança do mercado brasileiro. Um ano mais tarde, o Gol entrava para a história com o Gol GTi, recebendo o título de primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.

Nos primeiros anos da década de 90, o Gol começa a apresentar sinais de cansaço diante de uma concorrência mais moderna. Por isso em 1994 o Gol chega em sua 2ª geração conhecida popularmente como Gol Bola ou Bolinha. Com a chegada da segunda geração, o Gol reforçou sua posição no mercado.

Em 1996 a Fiat apresentou o Palio ao mundo e a vida desse campeão poderia ser abalada pela novidade italiana. Para responder a essa nova ameaça, em 1997 o Gol mais uma vez faz história sendo o primeiro carro brasileiro com um motor 1.0 16V. Nos anos que se seguiram, o Gol se manteve na frente mas foi apenas em 1999 que modelo se consolidou com a chegada do Gol geração 3 ou Gol G3.

Nessa terceira geração, o Gol se destaca de todos os seus concorrentes, apresentando linhas modernas (também baseadas no Polo europeu) e interior que parecia de carros mais caros, onde o painel em neon azul fazia a galera pirar! Com isso, em 2001 o Gol ultrapassa a marca de 3,2 milhões de unidades superando a marca do Fusca. Ainda em sua terceira geração o Gol continuou fazendo história já que em 2003 era apresentado o Gol TotalFlex, o primeiro carro brasileiro com motor flexível capaz de rodar com gasolina e etanol no mesmo tanque.

O ano de 2005 chocou muitos amantes do modelo com a chegada do conhecido Gol G4. A quarta geração ficou marcada como um dos Gols mais sem graça da história. Por uma questão de posicionamento, o Gol teria que estar abaixo do Fox. O recém chegado da marca teria a função de ser mais atrativo do que o Gol e por isso o veterano voltaria a ser um carro mais simples e sem muitos luxos como acontecia na geração anterior.

Mas quis o mundo que as coisas mudassem. E mudaram! Em 2008 o Gol G5 surge totalmente reformulado colocando-o de volta na briga com seus concorrentes. A briga foi tão boa que o Gol incomodou até mesmo os outros modelos da própria Volkswagen como o Fox e até mesmo o Polo, onde todos tinham motores semelhantes e em alguns casos até preços semelhantes. Em 2012 o Gol G5 passa pela primeira reestilização evoluindo o DNA da marca no mundo.

Em 2013 o Gol comemora 27 anos consecutivos na liderança do mercado brasileiro e familia (Gol, Voyage, Parati e Saveiro) atinge 10 milhões de unidades produzidas. Em 2016 o Gol ganha nova atualização mas o grande destaque foi o novo sistema de conectividade App-Connect e o motor 1.0 de três cilindros. Nesse mesmo ano, a Volkswagen deixou os amantes do carro com água na boca, quando apresentou o conceito Gol GT durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O conceito não chegou as ruas, mas há quem diga que na próxima geração chegará!

Ao que tudo indica a história do Volkswagen Gol está muito longe de acabar e nós vamos continuar acompanhando.

 

The post VW Gol chega a 8 milhões de unidades produzidas appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.