Impressões: Audi Q3 1.4 se rende ao flex, mas continua agradando em desempenho

Impressões: Audi Q3 1.4 se rende ao flex, mas continua agradando em desempenho

Chegou a vez do Audi Q3 1.4 se render à “exigência” do mercado nacional por motores flex. É quase que um cacoete mercadológico: o etanol é caro e não compensa na maior parte do ano, mas a exigência por motores bicombustíveis continua. A vantagem é que o Q3 entrou na onda muito bem, chegando aos concessionários mantendo o bom preço inicial de R$143.190, o mais barato entre seus concorrentes diretos. Trata-se do segundo modelo bicombustível da marca a sair da linha de montagem de São José dos Pinhais (PR), assim como o A3 Sedan flex.

O visual externo e o interior não trazem alterações, mas a motorização agora aceita gasolina e etanol, permitindo gerir melhor a conta no posto de gasolina e emitir menos poluentes.

A lista de equipamentos continua muito boa, incluindo de série, em todas as versões, itens como bancos de couro sintético, assento do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado, direção com assistência elétrica e volante multifuncional, faróis de xenônio , sensor de estacionamento traseiro, sensor de luz e chuva, controle de estabilidade, sistema start/stop (desliga o motor em paradas e religa automaticamente ao aliviar o pé do freio), computado de bordo, assistente de partida em subida e sistema multimídia com bluetooth.

Segundo dados da Audi, o Q3 1.4 flex acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 204 km/h. O consumo etanol/gasolina, de acordo com os testes do Inmetro, são de 6,9/10,2 na cidade e 8,1/11,9, o que lhe garantiu a etiquetagem A.

» Faça download do catálogo de versões e equipamentos

Como anda

Como esperado, no primeiro contato do AUTOPOLIS com o novo Audi Q3 1.4 flex, num trajeto que reunia trechos urbanos da capital paulista e rodoviários pela Rodovia dos Imigrantes, não há diferenças de performance entre o novo propulsor bicombustível e o antigo, movido só a gasolina. A vantagem está na possibilidade de economizar dinheiro quando o preço do etanol está barato.

Ainda assim, vale dar uma refrescada na memória e conferir como anda o Audi Q3 1.4. Mesmo que a ficha técnica mostre robustos 150 cv de potência e 25,49 kgfm de torque – mesmos números do antigo propulsor a gasolina – , sempre tem aqueles que desconfiam da real capacidade do pequeno 1.4 dar conta de empurrar um carro do porte do Q3. E assim partimos para o teste de direção.

 

Em condições de trânsito intenso, onde é preciso recorrer a constantes retomadas de velocidade para fazer ultrapassagens ou realizar mudanças de faixa, o Q3 mostrou ótima agilidade. O segredo da performance está no fato de que todo o torque já está disponível entre 1.500 e 3.500 giros e também no excelente câmbio automático S tronic de seis velocidades com mudanças muito rápidas e funcionamento discreto (as mudanças são quase imperceptíveis). Nas paradas, o sistema start-stop ajuda na redução de consumo e emissões.

Na estrada, ele acelera rápido e mantem a velocidade sem esforço, com o câmbio mantendo o giro do motor baixo sempre que possível. Em ultrapassagens, toda a manobra é realizada com agilidade e segurança.

Claro que é preciso colocar a proposta do carro no contexto. Trata-se de um SUV que oferece desempenho compatível com quem busca conforto e segurança para transportar a família tanto nos deslocamentos urbanos como em viagens mais longas. É isso que o Audi Q3 1.4 Flex oferece, contudo, se você quiser algo mais emocional, com desempenho mais esportivo, terá que desembolsar mais para levar pra casa o 2.0 TFSI.

Conclusão

Com preços partindo de R$143.190, o Audi Q3 1.4 Flex mostra-se uma opção muito competitiva dentro do segmento. É um pouco mais barato que o Mercedes-Benz GLA 200 (parte de R$ 146.900) e um bocado mais que o BMW X1 (parte de R$ 168.950), isso só para ficar nos concorrentes “premium” também flex. Por esse preço traz uma lista de equipamentos completa (clique aqui para baixar catálogo) e um novo motor que entrega desempenho convincente e consumo de carro compacto. É uma ótima opção para quem quer um SUV de grife pagando preço próximo ao que marcas mais comuns cobram por seus modelos compactos topo de linha.

Preços e versões

Audi Q3 Attraction 1.4 TFSI flex S Tronic – R$ 143.190
Audi Q3 Ambiente 1.4 TFSI flex S Tronic – R$ 154.190
Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI flex S Tronic – R$ 170.190

Ficha tecnica

Motor: 1.4 TFSI flex
Potência (cv): 150
Cilindrada (cm3): 1.395
Torque (Kgf.m): 25,40
Velocidade Máxima (Km/h): 204
Tempo 0-100 (Km/h): 8.9
Consumo cidade (Km/l, fonte Inmetro): 6,9/10,2 (Etanol/Gasolina)
Consumo estrada (Km/l, fonte Inmetro): 8,1/11,9 (Etanol/Gasolina)
Dimensões e Capacidades
Altura (mm): 1590
Largura (mm): 1831
Comprimento (mm): 4388
Entre-eixos (mm): 2603
Peso (kg): 1405
Tanque (L): 64.0
Porta-malas (L) 460
Capacidade: 5 ocupantes
Suspensão, Direção e Freios
Transmissão: Câmbio de Dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 6 marchas; Tração Dianteira
Direção: com assistência elétrica
Suspensão dianteira: tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: tipo multibraço, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios: freios à disco nas quatro rodas com dois discos ventilados na dianteira

The post Impressões: Audi Q3 1.4 se rende ao flex, mas continua agradando em desempenho appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.