Muita gente apostou que a nova geração do Honda Civic, lançada em agosto, ameaçaria a liderança do Toyota Corolla e desbancaria facilmente os demais concorrentes. No entanto, a Honda não contava com as armas de um rival conhecido e que também foi atualizado: o Chevrolet Cruze. Ambos são projetos modernos, mas apenas o Cruze oferece uma eficiente motorização turbo em todas as versões, enquanto o Civic cobra mais caro pelos mesmos equipamentos do Chevrolet.
Entre os sedãs médios testados pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2016, o Civic levou vantagem apenas na versão topo de linha Touring, equipada com o motor 1.5 turbo de 173 cv e que custa elevados R$ 124.900, vencendo as provas de desempenho e consumo urbano com gasolina. Já o 1.4 turbo flex de 153 cv ajudou o Cruze a sair vitorioso nos testes de retomada e consumo com etanol e de consumo rodoviário com gasolina, superando o rival na média final.
Já o Citroën C4 Lounge THP mostra que merece muito respeito. O sedã da marca francesa esteve presente no pódio em quase todas as categorias, tanto na versão de entrada com câmbio manual como nas configurações automáticas. O motor 1.6 turbo, que entrega os mesmos 173 cv do 1.5 turbo do Civic Touring quando abastecido com etanol, garantiu a vitória na prova de aceleração de 0 a 100 km/h com o combustível vegetal.
Os resultados dos testes do ranking Carsale-Mauá comprovam também a eficiência das motorizações turbo, uma vez que nenhum sedã aspirado aparece entre os três primeiros colocados em qualquer categoria. Confira os números dos testes abaixo:
Aceleração 0 a 100 km/h
Modelo | Etanol | Modelo | Gasolina |
1 - Citroën C4 Lounge THP AT | 8,89 segundos | 1- Honda Civic Touring 1.5 turbo CVT | 8,3 segundos |
2 - Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 8,92 segundos | 2 - Citroën C4 Lounge THP MT | 9,2 segundos |
3 - Citroën C4 Lounge THP MT | 9,6 segundos | 3 - Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 9,3 segundos |
Retomada 80 a 120 km/h
Modelo | Etanol | Modelo | Gasolina |
1- Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 5,88 segundos | 1- Honda Civic Touring 1.5 turbo CVT | 5,3 segundos |
2 - Citroën C4 Lounge THP AT | 6,08 segundos | 2 - Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 6,13 segundos |
3 - Citroën C4 Lounge THP MT | 6,8 segundos | 3 - VW Jetta 1.4 turbo AT | 6,48 segundos |
Consumo urbano
Modelo | Etanol | Modelo | Gasolina |
1- Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 8,4 km/l | 1- Honda Civic Touring 1.5 turbo CVT | 12,4 km/l |
2 - Citroën C4 Lounge THP MT | 8,1 km/l | 2 - Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 11,7 km/l |
3 - Citroën C4 Lounge THP AT | 7,2 km/l | 3 - VW Jetta 1.4 turbo AT | 11,9 km/l |
Consumo rodoviário
Modelo | Etanol | Modelo | Gasolina |
1- Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 11,7 km/l | 1- Chevrolet Cruze 1.4 turbo AT | 18,2 km/l |
2 - Citroën C4 Lounge THP MT | 12,8 km/l | 2 - VW Jetta 1.4 turbo AT | 17,8 km/l |
3 - Citroën C4 Lounge THP AT | 12 km/l | 3 - Citroën C4 Lounge THP MT | 16,8 km/l |
Fotos: Divulgação
O post Ranking Carsale-Mauá: Chevrolet Cruze desbanca Honda Civic; motores turbo comprovam eficiência apareceu primeiro em Carsale.
Leia Mais.