Novo CX-5 levanta a questão: por que a Mazda não está no Brasil?

Novo CX-5 levanta a questão: por que a Mazda não está no Brasil?

Quando a Mazda chegou ao Brasil nos anos 1990, seus modelos tinham estilo pouco inspirado e sem grandes inovações mecânicas perante as rivais japonesas. O grande destaque, no entanto, eram os pequenos esportivos MX-3 (que fez relativo sucesso no país) e o cultuado MX-5 Miata. Hoje, a Mazda tem produtos belos e largamente elogiados pela imprensa internacional. E com a nova geração do CX-5 fica a pergunta: por que a Mazda ainda não está no Brasil?

- Siga o AUTOPOLIS no Facebook
- Leia mais notícias sobre a Mazda

O SUV médio da Mazda, o CX-5, chega a sua segunda geração com estilo inspirado nos irmãos CX-3 e CX-9. O design ficou mais esportivo e agressivo, como fica evidente pelo conjunto óptico afilado conectado à grade frontal com filetes levemente côncavos. O capô longo contrasta com a cabine recuada, dando proporções de hatch esportivo ao SUV.

A traseira do novo CX-5 conta com lanternas horizontais pequenas que acompanham os vincos da tampa traseira. O visual é limpo e esportivo: contribuem para esta sensação o discreto aerofólio e as saídas duplas de escape. Por dentro, o CX-5 aposta em linhas horizontais, com destaque para as saídas de ar conectadas visualmente por um recuo no painel. Apesar da modernidade interna, a central multimídia pequena e distante dos instrumentos, destoa o conjunto.

A Mazda não revelou especificações técnicas da segunda geração do CX-5, sabe-se apenas que os motores Skyactiv-G quatro cilindros a gasolina 2.0 e 2.5, passarão por mudanças para melhoria de consumo e rendimento, tratamento que será estendido também ao motor Skyactiv-D diesel 2.2 quatro cilindros. A única confirmação é a adoção do sistema de G-Vetoring de vetorização de torque diferenciado da Mazda.

Voltando à questão da Mazda no Brasil. A marca já ensaiou seu retorno ao país algumas vezes. A grande sacada seria aproveitar a fábrica no México para iniciar suas operações no país. Com o segmento de SUVs bombando, a Mazda teria uma cartada certeira com o novo CX-5 brigando no segmento de médios e com o CX-3 fazendo forte ofensiva ao concorrido segmento de SUVs compactos. Esperamos que a Mazda volte o quanto antes, mas até agora é apenas uma pequena esperança.

The post Novo CX-5 levanta a questão: por que a Mazda não está no Brasil? appeared first on Autopolis Portal.



Leia Mais.