Novo Hyunda i30 ganha motores turbo e visual de Golf

Novo Hyunda i30 ganha motores turbo e visual de Golf

Tudo indica que para fazer sucesso no segmento de hatchs médios na Europa, é preciso seguir regras de design ditadas pelo Volkswagen Golf. Os requisitos básicos são: visual esportivo, coluna C larga e traseira alta com lanternas horizontais. O primeiro a passar pelo processo de “Golfzação” foi o Peugeot 308, seguido pelo Renault Mégane e agora a terceira geração do Hyundai i30.

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Visual esportivo? Está lá com a nova dianteira com grade cascata (novo padrão visual da Hyundai) acompanhada dos agressivos e finos faróis em LED. Coluna C larga? Presente no i30, que abandona o vidro traseiro generosamente inclinado e a linha ascendente do vidro lateral em favor de um conjunto menos ousado. Lanternas horizontais? Com luzes de LED elas ajudaram o hatch a perder o estilo HB20 tamanho G e acompanham o desenho das elevadas luzes de neblina. Resumindo: estamos diante do Golf coreano.

Em partes, esta semelhança pode até parecer ruim, mas não quer dizer que o i30 não tenha personalidade própria, apesar de seguir o padrão visual ditado pelo Volkswagen. Em relação ao antigo i30, o novo modelo ficou 28kg mais leve, 40 mm mais longo (4,34 m comprimento total), 15 mm mais largo (1,795 m largura total) e 15 mm mais baixo (1,455 m altura total). O estilo também está mais contido, o que ajudará o hatch a envelhecer bem.

Por dentro, o Hyundai i30 deu um salto de qualidade e visual. Saem de cena os plásticos duros com linhas inspiradas em asas, em favor de um conjunto horizontal (como é moda entre os automóveis atuais) com superfícies emborrachadas e percepção de qualidade maior. A central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay fica pendurada acima das saídas de ar – aparentando ser uma adaptação malfeita.

Se tecnologia embarcada não era o forte do antigo Hyundai, o i30 2017 quebra este paradigma trazendo o conjunto de itens eletrônicos mais recheado do segmento. Ele conta com itens como alerta de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, aviso de transposição de faixa, assistente de luz alta e o inédito, para a Hyundai, detector de fadiga.

A gama de motores foi totalmente renovada para o novo i30. Ele começa com um motor 1.4 aspirado de 100 cv 13,6 kgfm de torque, associado a transmissão manual de seis marchas. No andar de cima, com a mesma transmissão, há o motor 1.0 T-GDI turbo com 120 cv e 17,3 kgfm de torque. O modelo topo de linha tem motor 1.4 T-GDI turbo com 140 cv e 24,7 kgfm de torque, associado a transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. Caso a Hyundai importe o modelo para o Brasil com novos motores, a escolha será pelo 1.4 turbo.

Uma surpresa revelada pela Hyundai durante o lançamento do novo i30 é que o modelo será base para uma nova família de médios. Três carros diferentes foram confirmados pela montadora, sem especificar quais serão. Os indícios mostram que se trata da nova geração da perua i30, o esportivo i30 N e também o i30 Coupe ou a nova geração do Veloster. A confirmar.

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