Campinas será a primeira cidade brasileira com aluguel de carros elétricos

A caminhada de carros elétricos no Brasil está apenas começando, após o corte de impostos e redução do IPVA em São Paulo, a cidade de Campinas dará um passo importante para a popularização desse tipo de automóvel. A cidade do interior paulista será a primeira do Brasil a contar com aluguel de carros elétricos. O feito foi possível graças a parceria entre a CPFL Energia e a locadora de carros Hertz.

O carro escolhido é o Renault Zoe, que possui autonomia de 150 quilômetros. Para facilitar o uso, os veículos poderão ser reabastecidos de maneira gratuita em 25 eletropostos que a parceria irá implementar até o final do ano. Entre os locais escolhidos, estarão o aeroporto de Viracops e também Posto de Serviços da Rede Graal no km 57 da Anhanguera, na altura de Jundiaí.

“Um dos objetivos da parceria com a Hertz é estudar o perfil de uso dos veículos elétricos pelos motoristas que os utilizam para fins particulares, além de ampliar as pesquisas sobre o impacto da tecnologia na rede de distribuição local”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

“Sempre buscamos oferecer opções e serviços diferenciados aos nossos clientes”, explica a diretora de marketing da Hertz, Ana Paula Kuba Ide. “Esta parceria é uma maneira inovadora de proporcionar uma nova solução em transporte, e ainda vai ao encontro de nossa responsabilidade ambiental”, completa.

Ao devolver o Zoe, os clientes da Hertz poderão preencher um questionário relatando a sua experiência com o carro elétrico, tornando parte importante do projeto. Além disso, o veículo contará com um sistema de telemetria para coleta de informações do funcionamento do carro que serão usadas no projeto. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil tem hoje 1,8 mil unidades em circulação, entre elétricos e híbridos.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia – Emotive possui cinco eletropostos públicos em operação. Quatro deles estão em Campinas e um em Jundiaí, áreas de concessão da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga, respectivamente:

1. Em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino (Campinas).
2. Área externa do posto de serviços automotivos da Bosch, na Rua Fernão Pompeu de Camargo, nº 800, bairro Jardim do Trevo (Campinas).
3. Centro de Convivência de Campinas, em frente ao City Bar, Rua General Osório, bairro Conceição.
4. Shopping Iguatemi Campinas, na área do Valet – Deck Parking P2
5. Posto de Serviços da Rede Graal no km 57 da Anhanguera, na altura de Jundiaí.

Em breve, novos pontos de recarregamento estarão disponíveis em ruas, outros shoppings centers, na Unicamp e na Rodovia dos Bandeirantes, entre outras localidades. Ao digitar a palavra “eletroposto” em aparelhos de GPS, será possível encontrar os locais em operação na região. Os eletropostos em operação no âmbito do Programa permitem o carregamento rápido dos veículos, reabastecendo 80% da bateria em meia hora. Com exceção do eletroposto da Graal, que é universal e recarrega todos os tipos de automóveis, os demais pontos são apenas compatíveis com os carros elétricos fabricados com plug tipo 2 (Mennekes), o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW.

Fotos: Divulgação

O post Campinas será a primeira cidade brasileira com aluguel de carros elétricos apareceu primeiro em Carsale.



Leia Mais.